Uma revisão sobre as principais metodologias de ensino e suas diferenças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais-
Autor(es): dc.creatorMENDES, ANA LUIZA-
Autor(es): dc.creatorCAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO-
Autor(es): dc.creatorRADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS-
Autor(es): dc.creatorSILVA, HELOISA ROBERTO PINHEIRO DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorSEBBEN, ISADORA CAROLINE-
Autor(es): dc.creatorMARIANO, LEILA SELEME-
Autor(es): dc.creatorDARIO, PRISCILA PAOLA-
Autor(es): dc.creatorBARBOSA, WALESKA DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorMARIANO, ANDRÉ BELLIN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58075-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58075-
Descrição: dc.descriptionEm contrapartida à forma tradicional de ensino, onde os alunos aprendem de forma passiva e agem de maneira individualista ou competitiva, existem as metodologias inovadoras de ensino. Tais metodologias podem gerar ganhos cognitivos superiores aos alunos quando comparadas as técnicas tradicionais e até desenvolver suas habilidades sociais dependendo do caso e da sua forma de aplicação. Nesse contexto, este trabalho avaliou as principais características, de acordo com a ferramenta “5W2H”, das seguintes metodologias inovadoras de ensino: Project-based learning, Problem-based Learning, Discovery Learning, Inquiry Learning, Case-based Learning, Just-in-Time Teaching, Colaborative Learning, Cooperative Learning e Project-led Education. Através das informações obtidas, realizou-se uma análise comparativa entre estes diferentes métodos, de modo que interessados no assunto podem utilizar esta análise para conhecer os aspectos mais importantes de cada técnica, ou ainda, como uma ferramenta de escolha entre as diferentes metodologias.-
Formato: dc.format22 páginas-
Formato: dc.formatapplication/vnd.oasis.opendocument.text-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationO documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)-
Relação: dc.relationREA-POS;004-
Direitos: dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial produzido na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia do Programa de Pós graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como atividade complementar aos estudos realizados em sala de aula. O conteúdo deste documento pode ser usado como forma auxiliar no estudo da ciência, ensino e extensão.-
Título: dc.titleUma revisão sobre as principais metodologias de ensino e suas diferenças-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.