
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Material produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais | - |
| Autor(es): dc.creator | MENDES, ANA LUIZA | - |
| Autor(es): dc.creator | CAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO | - |
| Autor(es): dc.creator | RADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS | - |
| Autor(es): dc.creator | SILVA, HELOISA ROBERTO PINHEIRO DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | SEBBEN, ISADORA CAROLINE | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIANO, LEILA SELEME | - |
| Autor(es): dc.creator | DARIO, PRISCILA PAOLA | - |
| Autor(es): dc.creator | BARBOSA, WALESKA DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIANO, ANDRÉ BELLIN | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58075 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58075 | - |
| Descrição: dc.description | Em contrapartida à forma tradicional de ensino, onde os alunos aprendem de forma passiva e agem de maneira individualista ou competitiva, existem as metodologias inovadoras de ensino. Tais metodologias podem gerar ganhos cognitivos superiores aos alunos quando comparadas as técnicas tradicionais e até desenvolver suas habilidades sociais dependendo do caso e da sua forma de aplicação. Nesse contexto, este trabalho avaliou as principais características, de acordo com a ferramenta “5W2H”, das seguintes metodologias inovadoras de ensino: Project-based learning, Problem-based Learning, Discovery Learning, Inquiry Learning, Case-based Learning, Just-in-Time Teaching, Colaborative Learning, Cooperative Learning e Project-led Education. Através das informações obtidas, realizou-se uma análise comparativa entre estes diferentes métodos, de modo que interessados no assunto podem utilizar esta análise para conhecer os aspectos mais importantes de cada técnica, ou ainda, como uma ferramenta de escolha entre as diferentes metodologias. | - |
| Formato: dc.format | 22 páginas | - |
| Formato: dc.format | application/vnd.oasis.opendocument.text | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf) | - |
| Relação: dc.relation | REA-POS;004 | - |
| Direitos: dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material produzido na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia do Programa de Pós graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como atividade complementar aos estudos realizados em sala de aula. O conteúdo deste documento pode ser usado como forma auxiliar no estudo da ciência, ensino e extensão. | - |
| Título: dc.title | Uma revisão sobre as principais metodologias de ensino e suas diferenças | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: