Família na escola : um pacto pela aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndreoli, Vanessa Marion, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorKehl, Solange Triunfo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58074-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58074-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Vanessa Marion Andreoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.30-31-
Descrição: dc.descriptionResumo : A escola é um importante espaço de aprendizagem. Assim como a família sofreu reorganizações em sua estrutura, a escola também transformou suas vertentes pedagógicas, e objetivos didáticos, e a relação entre família e escola acompanha esses movimentos dinâmicos. As mudanças no mercado de trabalho fizeram com que as mulheres acumulassem dupla ou tripla jornada, se tornando esposas, mães e donas de casa, abdicando de tempo precioso no cuidado com os filhos e por vezes, deixando de lado o acompanhamento da vida escolar das crianças, uma atitude extremamente importante e necessária para o desenvolvimento infantil, pois a forma como a família valoriza a escola se reflete diretamente na aprendizagem da criança. O presente trabalho buscou através da pesquisa qualitativa com a utilização da pesquisa bibliográfica, a compreensão da importância da família para a aprendizagem infantil e através de ações práticas, a união entre a escola e a comunidade, buscando melhorar a aprendizagem dos alunos. Era necessário que os pais compreendessem que a escola não é um espaço fechado e proibido, onde eles deixam os filhos no portão e não se preocupam com o que acontece, uma vez que não veem e não fazem parte. Pelo contrário, tudo o que é realizado dentro da escola deve ser de interesse dos pais, que precisam acompanhar seus filhos, comparecer mais à escola, perguntar para as crianças como foi seu dia, o que aprenderam, e com atitudes simples, mas constantes, demonstrar aos seus filhos, pelo exemplo e pela ação, que a escola é um espaço importante, que se interessam pelo desenvolvimento deles e assim se sintam incentivados e motivados a aprender. As ações ocorreram na Escola Municipal Governador Moisés Lupion, no município de Guaratuba, no ano de 2017 e primeiro semestre do ano de 2018 contando com a participação de pais, alunos, professores e comunidade escolar-
Formato: dc.format1 arquivo (31 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleFamília na escola : um pacto pela aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.