Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andreoli, Vanessa Marion, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Kehl, Solange Triunfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58074 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Vanessa Marion Andreoli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.30-31 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A escola é um importante espaço de aprendizagem. Assim como a família sofreu reorganizações em sua estrutura, a escola também transformou suas vertentes pedagógicas, e objetivos didáticos, e a relação entre família e escola acompanha esses movimentos dinâmicos. As mudanças no mercado de trabalho fizeram com que as mulheres acumulassem dupla ou tripla jornada, se tornando esposas, mães e donas de casa, abdicando de tempo precioso no cuidado com os filhos e por vezes, deixando de lado o acompanhamento da vida escolar das crianças, uma atitude extremamente importante e necessária para o desenvolvimento infantil, pois a forma como a família valoriza a escola se reflete diretamente na aprendizagem da criança. O presente trabalho buscou através da pesquisa qualitativa com a utilização da pesquisa bibliográfica, a compreensão da importância da família para a aprendizagem infantil e através de ações práticas, a união entre a escola e a comunidade, buscando melhorar a aprendizagem dos alunos. Era necessário que os pais compreendessem que a escola não é um espaço fechado e proibido, onde eles deixam os filhos no portão e não se preocupam com o que acontece, uma vez que não veem e não fazem parte. Pelo contrário, tudo o que é realizado dentro da escola deve ser de interesse dos pais, que precisam acompanhar seus filhos, comparecer mais à escola, perguntar para as crianças como foi seu dia, o que aprenderam, e com atitudes simples, mas constantes, demonstrar aos seus filhos, pelo exemplo e pela ação, que a escola é um espaço importante, que se interessam pelo desenvolvimento deles e assim se sintam incentivados e motivados a aprender. As ações ocorreram na Escola Municipal Governador Moisés Lupion, no município de Guaratuba, no ano de 2017 e primeiro semestre do ano de 2018 contando com a participação de pais, alunos, professores e comunidade escolar | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (31 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Família na escola : um pacto pela aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: