O jogo matemático na sala de aula : um olhar a partir da teoria histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAgranionih, Neila Tonin, 1963--
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorGasparello, Anvimar Galvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:41:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:41:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/58062-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58062-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Neila Tonin Agranionih-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Flávia Dias de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.105-106-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa tem como objetivo investigar elementos da Teoria Histórico-Cultural que se revelam no trabalho com jogos matemáticos em salas de aula de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, no município de Curitiba. A pesquisa busca também compreender como os jogos matemáticos vêm sendo trabalhados em salas de aula de seis escolas públicas deste município. Assim, as seis escolas estão distribuídas em quatro Núcleos Regionais de Educação, os quais foram escolhidos por sorteio. A coleta de dados foi realizada por meio de observações em 6 escolas, durante aulas da disciplina de Matemática, que envolviam jogos em horários combinados com os professores e também entrevistas semiestruturadas junto às professoras regentes, como forma de esclarecer informações complementares. Os dados coletados foram analisados a partir da organização de episódios representativos de manifestações do objeto em estudo, à luz da literatura pertinente à Teoria Histórico-Cultural. No processo de análise foram delineados dois episódios: um deles com a compreensão do jogo no processo educativo no qual descrevemos cenas que retratam a compreensão do jogo no processo educativo no olhar do professor e, outro, com a organização das ações de ensino no trabalho pedagógico com jogos, no qual são enunciadas: cenas que revelam como se dá a escolha do jogo para a sala de aula de Matemática; os recursos metodológicos que auxiliam o trabalho com jogos no ensino da Matemática e, para, além disso, como se dá a perspectiva avaliativa desse processo. Neste ínterim na discussão dos episódios explicitaram-se elementos como o aprender com o outro, a interação entre os alunos, a intervenção do professor, o jogo como desencadeador da aprendizagem, o planejamento em relação ao trabalho com jogos e a avaliação do jogo, revelando que a Teoria Histórico-Cultural mostra-se em muitas das ações e operações no trabalho com jogos matemáticos em salas de aula de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, da rede supracitada, sejam nos momentos de escolha do jogo, no planejamento de suas atividades, na organização dos grupos de alunos, nos materiais utilizados para a efetiva realização do jogo, justamente no papel que é assumido pelo professor durante a atividade e nos momentos de avaliação da mesma. Palavras-chave: Jogos matemáticos. Ensino de Matemática. Teoria HistóricoCultural.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research aims to investigate elements of the Cultural-Historic Theory which are revealed in the assignments with mathematical games in classroom in the 2nd and 3 rd grade of the Elementary School in the city of Curitiba. The research also seeks to comprehend how the mathematical games have been assigned in the classrooms of six public schools of the municipality. Thus, the six schools are distributed in four Regional Nucleus of Education, which have been chosen by the way of draw. The data assemblage was realized by observation of Math classes that involved games in set timetables with the teachers and semi-structured interviews, along with the regent teacher to clarify complementary information. The collected data was analyzed from the organization of representative episodes of the manifestations of the studied object, in the light of the pertinent literature of the Cultural-Historic Theory. In the analyzing process two episodes were delineated: one of them, the comprehension of the game in the educative process in which we describe scenes that portray the comprehension of the game in the educative process in the looks of the teacher, and the other, with the organization of the teaching actions in the pedagogical assignment with games, where is enunciated scenes that reveal the way that the game choice is given to the classroom of Math, the methodological resources that assist the assignment with games in the teaching of Mathematics and, beyond that, how the evaluative look is given in the process. During the discussion of the episodes, made explicit a few elements such as the learning with other individual, the interaction between the students, the teacher's intervention, the game as initiator of learning, the planning related to the assignments with games and the evaluation of the game, revealing that the Cultural-Historic Theory appears in the actions and operations of the assignment with mathematical games in classrooms of the 2nd and 3 rd grade of the Elementary School from the system quoted above, either on the moment of the choices of the game, in the planning of the activities, in the organization of the student's groups, in the materials utilized for the effective realization of the game, specially in the role taken by the teacher during the activities and in the moments of evaluation of the activities. Key-words: Mathematical games. Math teaching. Cultural-Historic Theory.-
Formato: dc.format109 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos em educação matematica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleO jogo matemático na sala de aula : um olhar a partir da teoria histórico-cultural-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.