Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Claudia Mara Scudelari de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira Neto, Oscar Marcelino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:07:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:07:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58027 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58027 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Claudia Mara Scuderali de Macedo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/04/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: [p. 81-86] | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Sistemas de informação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O projeto tem como objetivo avaliar as diretrizes desenvolvidas por Macedo (2010) na construção de ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem virtuais acessíveis, com base em amostra possível de ser inserida em ambiente virtual de aprendizagem. A proposta baseou-se em pesquisa de natureza aplicada, abordando o problema de forma qualitativa e exploratória e desconsiderando aspectos quantitativos. Para tanto, utilizou publicações em livros, periódicos impressos e digitais, além de documentos de organizações internacionais para criação de guias, normas e recomendações de criação de conteúdo para web. A avaliação aconteceu mediante os resultados de testes com estudantes que se declararam com baixa visão, tendo a metodologia de pesquisa respeitado as seguintes etapas: revisão bibliográfica da literatura, que fez o levantamento dos estudos existentes e em andamento sobre ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem acessíveis; construção de ilustrações estáticas distintas em perspectiva, com três níveis de contraste (tons de cinza, cor e preto e branco), a fim de definir parâmetros de alto contraste; ajuste das possíveis considerações e aplicação das ilustrações estáticas a quatro estudantes com baixa visão, ingressantes na universidade e atuantes no IPC; ajuste e proposição de recomendações para construção de ilustrações mais acessíveis. Concluiu-se que as diretrizes avaliadas são eficientes, porém podem ser aprimoradas com a especificação dos fatores de utilização de contrastes na criação de ilustrações. Palavras-chave: Ilustração estática. Objeto de aprendizagem. Acessibilidade. Alto contraste. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The project aims to evaluate the guidelines developed by Macedo (2010) in the construction of static illustrations in high contrast in accessible virtual learning objects, based on possible sample to be inserted in a virtual learning environment. This proposal is based on applied research, qualitative and exploratory and disregards quantitative aspects, therefore, publications in books, print and digital periodicals, and documents of international organizations for creating guides, standards and web content creation for recommendations. The evaluation takes place by the results of tests with students who reported low vision. The research methodology has the following steps: literature review, which verifies that existing studies and ongoing over static graphics in high contrast in accessible learning objects; Construction of different static graphics in perspective, with three levels of contrast (gray tone, color and black and white) in order to set high contrast parameters; adjustment for possible consideration and application of static illustrations to four students with low vision that freshmen at the University and active in Paranaense Institute of Blind People; setting and propose recommendations for building more accessible illustrations. It follows that the evaluated guidelines are effective but can be improved by specifying the use of contrasts factors in creating graphics. Keywords: Static illustration. Learning object. Accessibility. High contrast. | - |
Formato: dc.format | [90] p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de imagens - Tecnicas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design centrado no usuário | - |
Título: dc.title | Análise de acessibilidade de ilustrações estáticas em objetos de aprendizagem adequados às diretrizes de Macedo (2010) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: