Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Sueli de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:58:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:58:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/58013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/58013 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Sueli Fernandes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/05/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.120-123 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os Estudos Surdos em Educação são um recente campo de pesquisa que narra as pessoas Surdas a partir de sua diferença linguística e cultural, problematizando o conceito de normalidade ouvinte, com destaque à produção de pesquisadores Surdos. A produção acadêmica do pesquisador e ativista britânico Surdo Paddy Ladd inspira este trabalho e motiva meu posicionamento como pesquisador Surdo subalterno. A pesquisa tem como objetivos analisar o conceito de Deafhood na obra de Paddy Ladd, não traduzida no Brasil e, de forma complementar, investigar a recepção do conceito de Deafhood por intelectuais Surdos, identificando sua concepção sobre o tema e suas principais contribuições à educação bilíngue para Surdos. Para responder às questões: qual a contribuição do conceito de Deafhood na educação bilíngue para Surdos? De que forma o conceito de Deafhood cunhado por Paddy Ladd foi traduzido e incorporado à obra de intelectuais Surdos no Brasil? Realizamos pesquisa de abordagem qualitativa e dois procedimentos metodológicos principais foram usados: a pesquisa bibliográfica e levantamento das publicações de Paddy Ladd, em inglês e espanhol, a partir de 1998, e a consulta a reconhecidos intelectuais Surdos brasileiros, por meio de questionário bilíngue (Libras e português escrito), para aprofundar a recepção do conceito de Deafhood em sua produção acadêmica. Como principais resultados apresentamos reflexões sobre Deafhood como um conceito guarda-chuva, que tem como núcleo as relações de poder envolvendo Surdos e ouvintes e reflete as disputas entre concepções colonizadoras ouvintes e linguístico-culturais sobre a vida comunitária dos Surdos. Deafhood aborda a problematização de conceitos como surdez, colonialismo e leigos especialistas, em disputa com representações da cultura Surda, da comunidade Surda, dos aliados ouvintes e das diferenças de classe social para a representação do "Ser Surdo", ou da "Surdidade", traduções propostas para o termo em português. Neste trabalho destacamos o conceito de investigador subalterno Surdo como principal contribuição na construção da Deafhood. A voz de Surdos da "base" como também a voz de Surdos "intelectuais", academicamente apoiadas pela Linguística, pela Sociologia, pela Antropologia, pelos Estudos Culturais, ressignifica a posição de obediência para uma posição de poder e resistência Surda. Todos os pesquisadores subalternos consultados nesta investigação, a exemplo de Paddy Ladd, fortalecem o olhar antropológico, etnográfico e sociológico das comunidades Surdas com suas diferentes experiências, campos de pesquisas e trazem conquistas fundamentais para o campo dos Estudos Surdos, ampliando a formação e consciência política dos professores Surdos e fortalecendo a educação bilíngue. Palavras-chave: Deafhood. Paddy Ladd. Estudos Surdos. Investigador subalterno Surdo. Educação Bilíngue para Surdos | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Deaf Studies in Education is a recent field of research that concerns and narrates Deaf people from their linguistic and cultural difference, questioning the concept of hearing normality, and emphasizing the production of Deaf researchers. The academic production of the British researcher and Deaf activist Paddy Ladd inspires this work and motivates my positioning as a subaltern researcher. The present study aims to analyze the concept of Deafhood in the work of Paddy Ladd, still without translation in Brazil, and, in a complementary way, to investigate the reception of the concept of Deafhood by Deaf intellectuals, identifying their views on the theme and their major contributions to bilingual education for the Deaf. We have conducted a qualitative research in order to answer questions like: What is the contribution of the concept of Deafhood in bilingual education for the Deaf? In what ways the concept of Deafhood coined by Paddy Ladd has been translated and incorporated into the work of Deaf intellectuals in Brazil? Two main methodological procedures guided this study: a bibliographical research i.e. Paddy Ladd's publications survey in English and in Spanish, starting in 1998, as well as the consultation of renowned Brazilian Deaf intellectuals through a bilingual questionnaire (in Brazilian Sign Language and in written Brazilian Portuguese) to deepen the reception of the concept of Deafhood in their academic production. As main results, we present reflections on Deafhood as an umbrella concept, centered on power relations involving Deaf and hearing, reflecting the disputes between colonial and linguistic-cultural conceptions of hearing about the community life of the Deaf. Deafhood deals with the problematization of concepts such as deafness, colonialism and lay experts, in dispute with representations of Deaf culture, of Deaf community, of hearing allies and class differences in the representation of the "Ser Surdo" or "Surdidade", proposed Portuguese translations of the term. In this research, we emphasize the concept of the subaltern Deaf researcher as the main contribution in the construction of Deafhood. The Deaf voice from the "ground", as well as the voice of the Deaf "intellectual", academically supported by Linguistics, Sociology, Anthropology, and Cultural Studies, re-signifies the position of obedience to a position of Deaf power and resistance. All subaltern researchers consulted in this work, like Paddy Ladd, strengthen the anthropological, ethnographic and sociological view of the Deaf communities with their different experiences and research fields, bringing fundamental achievements to the field of Deaf Studies, broadening the political awareness and the formation of Deaf teachers and strengthening bilingual education. Keywords: Deafhood. Paddy Ladd. Deaf Studies. Deaf Subaltern Researcher. Bilingual Education for the Deaf | - |
Formato: dc.format | 126 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilingue - Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: