Percepções dos residentes do bairro de Caiobá (Matinhos-PR) em relação ao turismo e aos turistas e sua relação com lugar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFilippim, Marcos Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão em Turismo-
Autor(es): dc.creatorBarros, Stephany Mayhara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57958-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Luiz Filippim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão de Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionMatinhos é um dos municípios praiano-turístico que compõem a região do litoral do estado do Paraná. Teve seu povoamento diretamente ligado ao desenvolvimento do turismo, recebendo migrantes de diferentes regiões do Estado, que se instalaram no município em busca de melhorar a qualidade de vida e condição de trabalho. Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar o turismo como fenômeno social complexo a partir das percepções dos residentes do Bairro de Caiobá em relação ao turismo e aos turistas e a sua relação com o lugar. Objetivou-se: i) analisar o comportamento dos turistas sob a ótica dos residentes; ii) investigar como a atividade turística é avaliada segundo os residentes; iii) compreender as relações de pertencimento com o lugar; e iv) analisar como o turismo atua na construção da identidade social. A investigação contou com uma metodologia qualitativa, com delineamento estudo de caso. As técnicas para coleta de dados foram entrevistas e caderno de campo. Foram realizadas 6 entrevistas, com duração média de 20 minutos cada coletadas com auxilio de gravador de voz. Os sujeitos de pesquisa foram reunidos a partir da técnica bola de neve. Os resultados apontaram que comportamentos negativos são comuns por parte dos turistas principalmente em aspectos relacionados à perturbação sonora, lixo, educação no trânsito, entre outros. Os relatos demonstraram que esses e outros comportamentos incomodam os residentes, principalmente no período de aumento de fluxo turístico. Em relação ao desenvolvimento da atividade turística, questões como infraestrutura, e a ausência de atividades distintas ao Turismo de Sol e Praia foram diversas vezes citados pelos informantes. Há a percepção de que as antigas temporadas eram mais divertidas justamente por considerarem que os eventos, e a vida noturna ocorriam com maior frequência, consequentemente atraindo mais turistas e visitantes que as temporadas atuais. Os relatos indicaram uma diminuição drástica do fluxo de turistas e visitantes comparado com temporadas anteriores. Apesar do desconforto com os efeitos negativos do turismo de massa, sentem-se pertencentes ao lugar onde escolheram para morar não demonstrando aspiração em mudar de cidade. A identidade cultural de uma população sofre transformações à medida em que há contato com outras culturas díspares. Neste sentido, hábitos como, por exemplo, ir à praia em um dia de sol, no verão, tornou-se algo fora da realidade desses moradores.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Aspectos sociais-
Título: dc.titlePercepções dos residentes do bairro de Caiobá (Matinhos-PR) em relação ao turismo e aos turistas e sua relação com lugar-
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