A lugaridade sagrada indígena Guarani Nãndewa do Tekwa Xi'Inguy da região do Morro do Anhangava em Quatro Barras - PR

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Autor(es): dc.contributorGil Filho, Sylvio Fausto, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Elói Correa dos, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:12:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:12:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57858-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 30/05/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.179-189-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este resumo tem como objetivo apresentar os principais aspectos da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação/Doutorado em Geografia da UFPR que resulta na presente Tese. Este estudo toma como objeto de pesquisa a coletividade indígena Guarani Nãndewa do Tekwa (aldeia) Xi'inguy IANAI situada na região do Morro do Anhangava em Quatro Barras, área metropolitana de Curitiba. O foco de investigação desta pesquisa é identificar geograficamente quais são os lugares sagrados dessa coletividade, e partindo do conceito de lugar, de cultura e de religião, analisar os lugares de ação conformados por essas formas simbólicas, identificando quais são os meios utilizados por eles para manter a tradição, a cultura e a sacralidade desses lugares. Nesta Tese o entendimento é que a coletividade Guarani Nãndewa Xi'inguy IANAI conforma sua lugaridade sagrada por meio de ritos e rituais religiosos demarcadas em seu calendário agrícola. Podemos citar o exemplo do Aty (ritual) do Ma'ety, lugar onde se faz plantio do Awaxy (milho sagrado), e que marca a o fim do ano lunar com o termino do inverno, que ocorre no mês de agosto do calendário gregoriano e configura-se no momento sagrado mais importante para essa coletividade. Outro exemplo é o Tekowa Guarani Ñandewa, ou seja, o lugar sagrado se vive a maneira de ser Guarani em sua plenitude e o Tata Porã do Opy, a casa ritualística de meditação/dança. No Opy acontecem os Aty's de iniciação, cura, de vivência do Ñandereko (modo de ser Guarani), é onde se acende o Petyngua (cachimbo sagrado pitado com tabaco, produzido no Tekwa e ervas de cheiro), e se faz a aspersão de uma substância sagrada semelhante ao rapé e bebe-se o Kaayu (chimarrão de erva mate). Dessa forma, não apenas a cultura é mantida, mas todo o complexo religioso desses povos nativos brasileiros mantém suas nuances e entornos em um misto de influenciação com a cultura do mundo moderno. No aporte teórico busca-se fundamento filosófico no método fenomenológico e no pensamento de Cassirer, que é um instrumento para análise e entendimento da conformação da lugaridade sagrada dessa coletividade de matriz indígena. Palavras Chaves: Lugar, lugaridade, religião, xamanismo, indígena.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This abstract aims to present the main aspects of the research developed in the Graduate Program / PhD in Geography of UFPR that results in the present thesis. This study takes as object of research the indigenous community Guarani Nãndewa of the Tekwa (village) Xi'inguy IANAI located in the Morro do Anhangava region in Quatro Barras, metropolitan area of Curitiba. The research focus of this research is to identify geographically which are the sacred places of this collectivity, and starting from the concept of place, culture and religion, to analyze the places of action conformed by these symbolic forms, identifying the means used by them to Maintain the tradition, culture and sacredness of these places. In this thesis the understanding is that the collective Guarani Nändewa Xi'inguy IANAI conforms its sacred place by means of rites and religious rituals demarcated in its agricultural calendar. We can cite the example of the Aty (ritual) of Ma'ety, where the Awaxy (sacred corn) is planted, and which marks the end of the lunar year with the end of winter, which occurs in August of the Gregorian calendar and Is the most important sacred moment for this community. Another example is the Tekowa Guarani Ñandewa, that is, the territory where one lives the way of being Guarani in its fullness and the Tata Porã do Opy, the ritualistic house of meditation / dance. In the Opy there is the Aty's of initiation, healing, experience of Ñandereko (Guarani way of being), it is where the Petyngua (sacred pipe poked with tobacco, produced in the Tekwa and herbs of smell) is lit, and the sprinkling of A sacred substance similar to snuff, and the Kaayu (mate herb) is drunk. Thus, not only is culture maintained, but the whole religious complex of these native Brazilian peoples maintains their nuances and environments in a mix of influence with the culture of the modern world. In the theoretical contribution, the philosophical foundation is sought in the phenomenological method and in Cassirer's thought, which is an instrument for analysis and understanding of the conformation of the sacred place of this collective of indigenous matrix. Key Words: Place, land place, religion, shamanism, indigenous.-
Formato: dc.format194 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectXamanismo-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia humana-
Palavras-chave: dc.subjectÍndios da América do Sul - Religião e mitologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleA lugaridade sagrada indígena Guarani Nãndewa do Tekwa Xi'Inguy da região do Morro do Anhangava em Quatro Barras - PR-
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