Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Luciana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | - |
Autor(es): dc.creator | Weiss, Jonathan Werf | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:35:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:35:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57857 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Luciana Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo, tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Artes 2, denominado "compreendendo a arte e a cultura do litoral do paraná por meio das diferentes linguagens: artes visuais, música e literatura" da UFPR Setor Litoral, realizada no Complexo Educacional Escola Municipal Francisco dos Santos Júnior, no município de Matinhos, entre janeiro e outubro de 2017. A turma na qual as atividades foram desenvolvidas foi a do 3. ano E do Ensino Fundamental, com 23 alunos entre 7 e 10 anos. Este PIBID está vinculado a Câmara do Curso de Licenciatura em Artes, da UFPR, Setor Litoral e ao Programa de Extensão "O Mundo Mágico da Leitura", UFPR, PROEC 108/12. Os principais objetivos das atividades aqui apresentadas foram: Estimular o gosto pela leitura, por meio da contação de estórias histórias. Apontar as diferenças conceituais entre Estórias e Histórias; Apresentar estórias e histórias do litoral do Paraná, principalmente através de contos e lendas da região; Produzir trabalhos na área das artes visuais; Produzir conhecimento sobre diferentes técnicas de artes; Estimular o trabalho em grupo, a cooperação e a relação Interpessoal das crianças. Esta pesquisa se fundamentou teoricamente principalmente, em autores brasileiros da área da educação em arte, entre os quais estão: Martins (1998), Ferraz (1993), Ferraz e Fusari (2001), Buoro (2002), Ana Mae Barbosa (2010); recorrendo também a materiais bibliográficos sobre folclore do litoral do Paraná. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Financiamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes - Litoral do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Curso de Licenciatura em Artes | - |
Título: dc.title | Pibib artes 2/UFPR Litoral "compreendendo a arte e a cultura do litoral do paraná por meio das diferentes linguagens : relato de uma experiência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: