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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Carlos Alberto Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
Autor(es): dc.creator | Turetti, Arioly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:59:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:59:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57847 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integral | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Propõe-se a monografia a subsidiar novas decisões governamentais, no tocante a gestão pública estratégica de investimentos. Do ponto de vista tributário, situar, sob a óptica da arrecadação de ICMS, o que representa a indústria de automóveis no setor metal-mecânico, no contexto industrial geral e dentro da economia do Estado. Demonstrar as vantagens e desvantagens da implantação do pólo automotivo no Estado do Paraná, avaliando os reflexos no desenvolvimento econômico e no incremento da arrecadação de ICMS. A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica e documental, pautada em dados obtidos através de Institutos de Pesquisa e SEFA (Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná), no período de 1995 à 2002. Observa-se que da análise de visões favoráveis, desfavoráveis, conflitos e concordâncias, proporcionadas por estudiosos, entidades governamentais, políticos e críticos a respeito dos investimentos direcionados para o pólo automotivo, chegamos a algumas considerações. Avalia-se que em termos de criação de postos de trabalho, os investimentos foram significativos e onerosos para o Estado, estimados em R$ 400.000,00 por vaga criada, havendo reflexos econômicos localizados. O custo fiscal destes investimentos foram elevados, e poderiam, quem sabe, ter sido disponibilizados para outros setores da economia, gerando mais postos de trabalho a custos inferiores. O ideal seria tratar com isonomia tributária todos os setores da economia, dessa maneira, não haveria a injustiça de se investir montantes significativos em organizações externas em detrimento das empresas internas. Por outro lado, considera-se que de maneira geral, os investimentos foram positivos, pois trouxeram benefícios a economia; entretanto, a médio e longo prazo é que poderemos analisar com maior grau de precisão e confiabilidade, visto que, a maior parte do montante de ICMS gerado pelo pólo automotivo, ainda não entrou para os cofres do Estado, provavelmente, quando esta "poupança" estiver disponibilizada, deverá incrementar a economia e propiciar novos investimentos no Estado do Paraná | - |
Formato: dc.format | 84 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços | - |
Título: dc.title | A alavancagem da economia paranaense face ao incremento da arrecadação do imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços gerados pelas indústrias de automóveis | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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