Os impactos da reestruturação produtiva no mundo do trabalho e as expectativas do profissional bacharel em química

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Autor(es): dc.contributorGuimarães, Orliney Maciel, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFrozza, Janes Caciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:32:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:32:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/5782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/5782-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Orliney Maciel Guimaraes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os objetivos desta pesquisa foram o de investigar os impactos da reestruturação produtiva no mundo do trabalho na qual atuam os profissionais de química de nível superior e mostrar como o curso de bacharelado em Química da UFPR tem preparado os alunos para enfrentar as novas mudanças ocorridas no setor produtivo diante da globalização, principalmente através do estágio supervisionado que, na maioria das vezes, é o primeiro contato do aluno com o mundo do trabalho. A investigação foi realizada, empiricamente, através da aplicação de questionários aos alunos ingressantes no curso de Química da UFPR no ano de 2005, aos alunos que realizaram o estágio obrigatório nos anos de 2004 e 2005 e com profissionais que já atuam no mercado de trabalho e em uma segunda etapa, através de visitas nas empresas onde os Químicos entrevistados atuam. As respostas provindas das pesquisas mostram que a grande maioria dos alunos do curso de Química da UFPR tem utilizado a iniciação científica para computar as horas de estágio supervisionado obrigatório, embora essa atividade seja de grande importância para a formação acadêmica do químico de nível superior, esteja amparada pelo regimento interno do curso e permita ao aluno desenvolver várias habilidades desejáveis a essa profissão, por outro lado a sua formação inicial apresenta um distanciamento da realidade profissional encontrada no mundo do trabalho não acadêmico. Foi observado que a diversidade e a natureza das atividades executadas pelos alunos, as habilidades desenvolvidas, os conceitos utilizados, a oportunidade de contato com equipamentos e técnicas relacionados aos aspectos teóricos vistos durante o curso, são bem mais amplos para os alunos que realizaram seus estágios dentro da Universidade. Uma vez que as atividades desenvolvidas pelos alunos nas empresas são consideradas por eles monótonas e repetitivas, passam a executarem tarefas de outros profissionais, na maioria das vezes, serviços gerais, sem aplicação alguma do conhecimento de química. Por outro lado, eles consideram que tem um maior contato com a realidade do mundo de trabalho, principalmente àqueles relativos à convivência com outros profissionais mais experientes, com o trabalho em equipe, conhecimento de novos softwares, novas tecnologias e principalmente com a necessidade de apresentar resultados para se manterem na empresa. Os resultados obtidos em relação à atuação dos profissionais de química de nível superior, no setor produtivo, apontam para uma precarização profissional generalizada, envolvendo uma formação influenciada pelo capitalismo, a qual impõe ao trabalhador situações como: o acúmulo de funções, o caráter multi-tarefas, a ausência de planos de carreira, a ausência de sindicalização e até a responsabilização solitária pela sua empregabilidade. Os dados obtidos nesse estudo não só apontam para a necessidade de se promover reflexões e intervenções diretas para atualizar a proposta do Curso de Química, caso se pretenda preparar um profissional capaz de enfrentar o mundo do trabalho cada vez mais competitivo e exigente, como também, preparar para enfrentar os desafios de uma nova sociedade que apresenta novas modalidades de emprego e novas configurações de trabalho. Os quatro anos de graduação devem servir para, além da aquisição dos conhecimentos necessários à formação desse profissional, desenvolver atitudes maduras e buscar alicerçar uma postura profissional diferenciada.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this research was to investigate the impacts of the productive restructuring on the work environment where the high level chemistry professionals actuate, and how the UFPR bachelor's degree course in chemistry has been preparing the students for them to face the new changes occurred in the productive sector in face to globalization, mainly through the supervised trainingship that, most of the times, is the first contact of the students with the work environment. The investigation was made empiricaly through the application of questionnaires to the students of the chemistry course of UFPR, 2005, to the students who accomplished the obliged probation in the years of 2004 and 2005, and with professionals that have already actuated at the work market, and in a second stage, through visits at the companies where the interviewed chemists actuate. The answers provided by the research show that most of UFPR chemistry course students have been using the scientific initiation to compute the obliged supervised trainingship hours, however this activity has a big importance to the high level Chemist academic, and is supported by the internal regiment of the course and it allows the student to develop several eligible abilities to this profession, On the other hand, its primary formation bears the gap from the professional reality found in the non academic work environment . It was observed that the diversity and nature of the activities executed by the students, the developed abilities, the used conceptions, the opportunity of contact with equipments and related techniques to the theoretical aspects seen during the course are a lot more ample to the students who fulfilled their trainingships inside the University. Once that the activities developed by the students in the companies are considered by them monotone and repetitive. Beyond executing tasks of other professionals, most of the time, general services, without any application of the chemistry knowledge. On the other hand, they consider that they have a bigger contact with the work environment reality, mainly those related to the acquaintance with more experienced professionals, with the team work, the knowledge of new softwares, new technologies and mainly with the need of presenting results to keep themselves at the company. The obtained results related to the superior level chemistry professionals actuation in the producer sector point to a generalized professional, involving a formation affected by the capitalism, which imposes on the worker situations as: the accumulation of functions, the multi-tasks character, the lack of career plans, the lack of sindicate and also the lonely responsibility for its employment. The data obtained in this study point to the need of promoting reflections and direct interventions to update the proposal of the Chemistry Course, in case of intending to prepare a professional able to face the challenges of a new society that presents new modalities of jobs and new configurations of work. The four years of graduation may be useful to, beyond the needed knowledge to this professional formation, to develop mature actuations and to seek to a differentiated professional posture.-
Formato: dc.format115 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleOs impactos da reestruturação produtiva no mundo do trabalho e as expectativas do profissional bacharel em química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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