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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Montenegro Gómez, Jorge Ramón | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Jakimiu, Camila Campos de Lara, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:46:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:46:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57759 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57759 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jorge Ramón Montenegro Gómez | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 12/03/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.170-179 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A temática deste trabalho se refere a formação de educadores(as) do campo, entendendo-a para além de um direito dos povos que lá vivem, mas como uma ferramenta para o fortalecimento da r-existência camponesa. A pesquisa desenvolve-se com uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, denominada Turma Albert Einstein, que realiza o Tempo Universidade (TU) dentro de um território camponês que possui uma pedagogia própria, a Pedagogia do Movimento Sem Terra, pois foi construído por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e abrange os espaços do Assentamento Contestado e da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), localizados no município da Lapa-PR. O objetivo geral do trabalho é analisar como a formação de educadores(as) do campo pode se configurar como ferramenta para o fortalecimento da r-existência camponesa, a partir da experiência desta turma do curso. E adota como objetivos específicos: 1) Evidenciar a organicidade e especificidades da Turma Albert Einstein da Lecampo, decorrente do local onde se materializa o curso para a turma durante o Tempo Universidade (TU), ressaltando a influência da Pedagogia do Movimento Sem Terra nos processos formativos da turma; 2) Realizar um breve resgate histórico da criação da Lecampo, conquistada pelos movimentos sociais e ressaltar os aspectos formativo-pedagógicos da Lecampo da UFPR-Setor Litoral a partir dos elementos existentes nos documentos do curso (PCC, PROMET) e as formas que estas se materializam na turma; e, 3) Desenvolver um quadro crítico analítico indicando os desafios existentes e as potencialidades da formação de educadores para a consolidação e fortalecimento da r-existência camponesa na turma Albert Einstein. Quanto ao delineamento metodológico, o estudo adota os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a área da Geografia Agrária, mais especificamente o eixo temático da Educação do Campo. Os sujeitos-interlocutores da pesquisa são os educandos e educandas da Turma Albert Einstein, os educadores e educadoras do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Setor Litoral e a equipe pedagógica da ELAA. Do estudo empreendido foi possível constatar que a construção e consolidação do fortalecimento da r-existência camponesa ocorre a partir da atuação dos estudantes da turma no curso, onde os desafios relatados vêm sendo enfrentados pelo coletivo de educadores e estudantes que são parte da Lecampo, por meio de ações e processos educativos singulares, materializado sobretudo no território camponês que acolhe a Turma Albert Einstein durante o Tempo Universidade, e da apropriação do curso pelos educandos que possuem diferentes Geografias de Vida. Palavras-chave: Educação do Campo; Formação de educadores(as); Lecampo; Turma Albert Einstein; R-existência camponesa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The theme of this study concerns the formation of field educators, understanding this beyond a right of the people that live in the field, but as a tool for the strengthening of peasant r-experience. The research is developed with a class from the Field Education Undergraduate Course of the Federal University of Paraná - Coastal Sector, termed the Albert Einstein Class, which carries out University Time (UT) within a peasant territory that presents its own pedagogy, the Landless Movement Pedagogy, as it was built by Landless Workers Movement (LWM) families and covers the Contest Settlement and Latin American School of Agroecology (ELAA) spaces, located in the city of Lapa-PR. The general aim of this study is to analyze how the training of rural educators can be configured as a tool to strengthen peasant r-existence, based on the experience of this course class, and adopts as specific objectives: 1) To demonstrate the organicity and specificities of the Lecampo Albert Einstein Class, due to the place where the class course was developed during University Time (UT), emphasizing the influence of the Landless Movement Pedagogy in formative class processes; 2) Carry out a brief historical rescue of the Lecampo development, acquired by social movements, and highlight the formativepedagogical aspects of the UFPR-Coastal Sector Lecampo from elements present in course documents (PCC, PROMET) and the forms that they appear in the class; and, 3) To develop a critical analytical framework indicating the existing challenges and potentialities of educator formation for the consolidation and strengthening of peasant rexistence in the Albert Einstein class. Concerning the methodological design, the study adopts qualitative theoretical-bibliographic research models, with an Agrarian Geography coverage area, more specifically the Field Education thematic axis. The interlocutorsubjects are students and educators belonging to the Albert Einstein Class, educators from the Field Education Undergraduate Course at the UFPR-Coastal Sector and the pedagogical ELAA team. From the undertaken study, it was possible to verify that the construction and consolidation of the strengthening of peasant r-existence takes place from class student performance throughout the course, where reported challenges are being faced by the educator and student collective who are part of Lecampo, through actions and unique educational processes, materialized mainly in the peasant territory that hosts the Albert Einstein Class during the University Time, and the appropriation of the course by students who have different Life Geographies. Key-words: Field Education; Educator training; Lecampo; Albert Einstein Class; Rpeasant existence. | - |
Formato: dc.format | 193 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camponeses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | A formação de educadores(as) do campo como ferramenta para o fortalecimento da r-existência camponesa : tecendo interpretações da realidade com a turma Albert Einstein da Lecampo da UFPR - Setor Litoral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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