Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Caroline Opolski, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertin, Renata Labronici, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Luciana Peixoto, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57722 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57722 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Drª. Caroline Opolski Medeiros Coorientadora: Profª. Drª. Renata Labronici Bertin | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A alimentação adequada na adolescência, a influência do conhecimento nutricional na escolha dos alimentos e práticas alimentares, principalmente de adolescentes praticantes de atividade física, tornam-se importantes tanto na manutenção da saúde, quanto ao auxiliar à equipe envolvida a direcionar estratégias intervencionais. Dessa maneira, o estudo tem por objetivo elaborar e verificar a aplicabilidade de um questionário de conhecimento em nutrição para adolescentes brasileiros praticantes de atividade física. Foi elaborado um instrumento de pesquisa com base em revisão de literatura, que posteriormente foi submetido a validação aparente composto por comitê de cinco especialistas. Após parecer dos mesmos, um estudo piloto foi realizado e o questionário elaborado foi aplicado a adolescentes praticantes de atividade física. As respostas obtidas foram tabuladas no programa estatístico IBM® SPSS® Statistics, v.22, e posteriormente foi realizada estatística descritiva. O questionário elaborado contou com 34 questões sobre conhecimento em nutrição, dividido em duas seções. Na validação aparente, as questões foram consideradas pertinentes e adequadas, sendo que algumas modificações foram realizadas no instrumento, conforme as considerações realizadas pelos juízes, visando melhor compreensão do púbico alvo. Posteriormente, foi aplicado o estudo piloto. Participaram do estudo piloto 21 adolescentes praticantes de atividade física, com idade média de 12 anos. Destes, 66,7% apresentaram bom conhecimento em nutrição. De maneira geral, as questões do questionário elaborado mostraram-se de fácil entendimento e resolução. O questionário elaborado neste estudo possibilita a mensuração de conhecimento em nutrição de adolescentes brasileiros praticantes de atividade física, permitindo que intervenções de educação nutricional direcionem as áreas que necessitam de melhoria. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (35 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de questionário de conhecimento em nutrição para adolescentes praticantes de atividade física | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: