Melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela biblioteca do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Parana

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Autor(es): dc.contributorCunha, João Carlos da, 1949--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidade-
Autor(es): dc.creatorZanela, Mariluci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:27:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:27:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57708-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Joao Carlos da Cunha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão da Qualidade-
Descrição: dc.descriptionResumo: Considerando que um "serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades dos usuários" (CAMPOS,V.F, 1992), o propósito deste trabalho é apresentar melhorias nos serviços oferecidos pela Biblioteca do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná Inicialmente aborda-se a questão da qualidade em serviços, especialmente os serviços oferecidos na Biblioteca, como o serviço de referência, as instalações físicas, recursos entre outros, onde são incluídos pesquisa documental e teórico-empírica. Discute-se o nível de satisfação dos serviços oferecidos pela biblioteca sob a ótica do usuário, permitindo a administração, analisar os problemas encontrados e propor medidas visando a melhoria da qualidade dos serviços. Para tanto foram utilizadas as ferramentas da qualidade: Análise de Pareto, Diagrama de causa e efeito e o Plano de Ação 5W1 H. A gestão da qualidade nos serviços da biblioteca passa por mudanças e adaptações em todos os seus processos na busca por maior efetividade. Deparase com a necessidade de melhorias e ou criação de novos serviços, principalmente quanto aos recursos tecnológicos, além da adequação e treinamento especializado para os colaboradores, essenciais nesta nova gestão. Para que a gestão de serviços em bibliotecas tenha sucesso, qualidade e reconhecimento, é preciso fixar-se no usuário, nas suas necessidades e expectativas-
Formato: dc.format40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas universitarias - Gestao da Qualidade Total-
Título: dc.titleMelhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela biblioteca do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Parana-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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