A Escrita fílmica da história no documentário O triunfo da vontade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Dennison de, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorSilva, Samara Oliveira Marques da, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:19:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:19:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57703-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Dennison de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 30/08/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho busca estudar possíveis caminhos metodológicos para o entendimento do discurso fílmico e da escrita fílmica da história. A pesquisa utiliza dos estudos da semiótica e do cinema, para que seja possível compreender como um filme comunica seu discurso. Para cumprir sua finalidade, o trabalho toma como objeto o documentário O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens, 1936, 1 DVD (124 min), 35 mm, p&b), de Leni Riefenstahl. Sendo o filme um produto cultural, ele apresenta aspectos dos conflitos e singularidades existentes na sociedade que o produziu. Portanto, ao investigar o discurso fílmico em O Triunfo da Vontade, o trabalho também se propõe a estudar os fatores históricos e político-sociais da sociedade alemã que possibilitaram a ascensão dos nazistas e sua permanência no poder. Palavras-chaves: Discurso fílmico, nazismo, escrita fílmica, propaganda política, documentário, cinema.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to study possible methodological approaches to understanding the film discourse of history and its filmic writing. The research uses the study of semiotics and films, to understand how a film communicates its speech. To fulfill its purpose, the work takes as its object the documentary Triumph of the Will (Triumph of the Will, 1936, 1 DVD (124 min), 35 mm, p&b) of Leni Riefenstahl. As the film a cultural product, it presents aspects of the conflicts and singularities existing in the society that produced it. Therefore, in investigating the filmic discourse in The Triumph of the Will, the work also proposes to study the historical and sociopolitical factors of German society that made possible the rise of the Nazis and their permanence in power. Keywords: Film discourse, Nazism, film writing, political propaganda, documentary, cinema.-
Formato: dc.format230 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Analise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectNazismo - Propaganda política-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiros cinematograficos - História e critica-
Título: dc.titleA Escrita fílmica da história no documentário O triunfo da vontade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.