PBL na formação de acadêmicos de nutrição : uma revisão integrativa - 2008 a 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTizzot, Edison Luiz Almeida, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorGordiano, Évellyn Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:35:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:35:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57590-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Edison Luiz Almeida Tizzot-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Introdução: as metodologias ativas de ensino, dentre elas o PBL, visam estimular o processo de aprendizagem e comprometimento dos alunos, contudo, na formação de acadêmicos de nutrição parece haver predominância do uso de metodologias tradicionais. Para verificar se neste público o PBL resulta em melhor desempenho acadêmico que a técnica tradicional foi realizada a presente revisão integrativa. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa com análise de artigos publicados entre 2008 e 2018, direcionada pela seguinte pergunta norteadora "O uso de PBL no ensino de acadêmicos de nutrição, nos últimos 10 anos, tem promovido melhor desempenho que o método tradicional de ensino?" Para tal, foi realizada pesquisa com as palavras chave ensino baseado em problemas ou PBL/ problem-based learning, associada as palavras chaves ciências da nutrição/ nutritional sciences e estudantes de nutrição/students, nutrition. Resultados e discussão: a pesquisa resultou em 110 artigos. Após processo de seleção para resposta a pergunta norteadora foram selecionados três artigos. A análise dos artigos apontou que os acadêmicos apresentaram melhor desempenho quando aplicadas metodologias ativas, ainda, foi apontada a necessidade de métodos diferenciados de avaliação para adaptação a aplicação destas metodologias. Conclusão: são necessários mais estudos na área para que se possa afirmar qual técnica de ensino resulta em melhor desempenho destes acadêmicos, contudo, o uso do PBL parece apresentar bons resultados no desempenho destes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Ensino programado-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Título: dc.titlePBL na formação de acadêmicos de nutrição : uma revisão integrativa - 2008 a 2018-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.