
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Adélia Valeska de Castro David | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/5753 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/5753 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Rosa Maria Dalla Costa | - |
| Descrição: dc.description | Inclui anexos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Educaçao, Cultura e Tecnologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa foi realizada com a finalidade de explorar a utilização da Internet e do computador em salas de aula e laboratórios de informática. O ambiente de estudo foi o Colégio Estadual do Paraná, que disponibiliza o ensino médio e técnico. Geograficamente localiza-se na cidade de Curitiba/PR. A pesquisa deu-se como exploratória, indutiva e de observação direta. O tratamento dos dados ocorreu através de tabulação direta e suas análises foram quantitativas. Justificou-se a importância e a relevância da pesquisa tendo-se em vista sua contribuição social e educacional. Socialmente contribuirá com a consciência de educação continuada e alfabetização tecnológica dos cidadãos. Educacionalmente contribuirá para a conscientização da necessidade do uso da Internet e da tecnologia no ambiente escolar. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral "verificar a ocorrência da interação dos educadores da escola com a Internet em suas disciplinas". Os resultados da pesquisa apontaram que em sua maioria, os educadores da amostra estudada consideraram importante o uso da Internet em suas disciplinas. Estes profissionais ressaltaram também a necessidade de maior acesso a esta ferramenta na escola, para que pudesse ser utilizada com mais eficiência na relação ensinoaprendizagem. A pesquisa apontou também a importância do uso da Internet na escola e a participação dos professores em cursos de informática e de utilização da Internet. Só assim ter-se-ia um planejamento metodológico do uso deste instrumento na educação. As entrevistas demonstraram que projetos tecnológicos, envolvendo grupos de professores e órgãos governamentais, estavam sendo montados e colocados em prática. Estas constatações revelaram transformações na atual realidade educacional, ressaltando-se a compatibilidade dos pressupostos teóricos com os resultados da pesquisa. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research was realized with the aim of exploring the utilization of Internet and computer in classroom and in laboratory of computation. The environment of study was Colégio Estadual do Paraná. Such school has available elementary school, high school and professional school. Geographically the school is located in Curitiba-Pr. The research revealed itself as exploratory, inductive and direct observation. The data treatment occurred through direct tabulation and its analyses were quantitative. Having justified the importance and the relevance the research had in view its educational and social contribution. Socially it will contribute to the conscience of a continued education and the technological literacy of the citizens. Educationally it will contribute to the aware of using the Internet and the technology in the school environment. Being considered this way the research has had as main goal "it is to verify the occurrence of the interaction between educators and the Internet influence on school disciplines". The research results demonstrated that the majority of educators involved in the sample studied considered the Internet an important resource for the disciplines taught. The majority of them highlighted the necessity of having easy access to the Internet at school so that it would be used efficiently in relation to Teaching-Apprenticeship. The research has also demonstrated the importance of using the Internet at school as well as the attendance of teachers at computation-and-internet training. By this means they would have had a methodology planning for the use of Internet in the education area. The interviews have shown that technological projects, which involved groups of teachers and government organizations, were being mounted and put in use. These observations revealed several changes to the educational rea | - |
| Formato: dc.format | 137f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Informatica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Informatica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A interação dos professores com a internet em sala de aula | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: