Como aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados?

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Autor(es): dc.contributorMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais-
Autor(es): dc.creatorSALUM, ALINE SOUZA-
Autor(es): dc.creatorCAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO-
Autor(es): dc.creatorRADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS-
Autor(es): dc.creatorSEBBEN, ISADORA CAROLINE-
Autor(es): dc.creatorMARIANO, ANDRÉ BELLIN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57536-
Descrição: dc.descriptionA área da engenharia é um eixo que sempre contribui para a inovação e o avanço tecnológico como um todo da humanidade, com o objetivo de melhorar/otimizar processos, materializando a pesquisa e a ciência fornecendo um maior bem-estar a população. O ramo da engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país. Levando em consideração a importância da engenharia e seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, faz-se necessário sempre avaliar e repensar a formação que as universidades então fornecendo para os futuros engenheiros, principalmente nas últimas décadas em que o conhecimento se dissipa fácil e rapidamente com novas teorias sendo lançadas no mundo e influenciando a forma de vida da sociedade constantemente. Vários encontros científico-acadêmicos acontecem com o intuito de inovar, assim como grandes empresas de engenharia buscam por inovações, portanto, será que o ensino de engenharia nas universidades também está acompanhando as novas tendências de mercado? Nesse aspecto, sabe-se da falta de investimentos financeiros e recursos para melhorar o ensino em engenharia nas universidades públicas brasileiras. Com isso, neste trabalho, serão abordadas formas de ensino-aprendizagem, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem, as quais não necessitam de grandes investimentos financeiros e são capazes de proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes de engenharia. Os dados encontrados na literatura e as discussões deste tema realizadas na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia (PIPE) são apresentados na forma de Recursos Educacionais Abertos depositados no repositório da Universidade Federal do Paraná.-
Formato: dc.format11 páginas-
Formato: dc.formatapplication/vnd.oasis.opendocument.text-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationFORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)-
Relação: dc.relationREA-POS;003-
Direitos: dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectensino em engenharia, métodos de ensino, metodologias ativa de aprendizagem.-
Título: dc.titleComo aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados?-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
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