
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Material produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais | - |
| Autor(es): dc.creator | SALUM, ALINE SOUZA | - |
| Autor(es): dc.creator | CAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO | - |
| Autor(es): dc.creator | RADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS | - |
| Autor(es): dc.creator | SEBBEN, ISADORA CAROLINE | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIANO, ANDRÉ BELLIN | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57536 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57536 | - |
| Descrição: dc.description | A área da engenharia é um eixo que sempre contribui para a inovação e o avanço tecnológico como um todo da humanidade, com o objetivo de melhorar/otimizar processos, materializando a pesquisa e a ciência fornecendo um maior bem-estar a população. O ramo da engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país. Levando em consideração a importância da engenharia e seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, faz-se necessário sempre avaliar e repensar a formação que as universidades então fornecendo para os futuros engenheiros, principalmente nas últimas décadas em que o conhecimento se dissipa fácil e rapidamente com novas teorias sendo lançadas no mundo e influenciando a forma de vida da sociedade constantemente. Vários encontros científico-acadêmicos acontecem com o intuito de inovar, assim como grandes empresas de engenharia buscam por inovações, portanto, será que o ensino de engenharia nas universidades também está acompanhando as novas tendências de mercado? Nesse aspecto, sabe-se da falta de investimentos financeiros e recursos para melhorar o ensino em engenharia nas universidades públicas brasileiras. Com isso, neste trabalho, serão abordadas formas de ensino-aprendizagem, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem, as quais não necessitam de grandes investimentos financeiros e são capazes de proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes de engenharia. Os dados encontrados na literatura e as discussões deste tema realizadas na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia (PIPE) são apresentados na forma de Recursos Educacionais Abertos depositados no repositório da Universidade Federal do Paraná. | - |
| Formato: dc.format | 11 páginas | - |
| Formato: dc.format | application/vnd.oasis.opendocument.text | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | FORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf) | - |
| Relação: dc.relation | REA-POS;003 | - |
| Direitos: dc.rights | Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino em engenharia, métodos de ensino, metodologias ativa de aprendizagem. | - |
| Título: dc.title | Como aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: