A interdisciplinaridade na engenharia: Oportunidade ou problema?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais-
Autor(es): dc.creatorMARIANO, LEILA SELEME-
Autor(es): dc.creatorTONETTI, MÁRCIO-
Autor(es): dc.creatorBARBOSA, WALESKA DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorMARIANO, ANDRÉ BELLIN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57534-
Descrição: dc.descriptionAlunos e professor da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para a Engenharia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) produziram um Recurso Educacional Aberto no qual discutem a importância da interdisciplinaridade no ensino de engenharia. A interdisciplinaridade pode ser definida como uma forma de ensino que promove maneiras e meios de misturar sabedoria e ciência. O ensino aliado ao aprendizado interdisciplinar é altamente desejável do ponto de vista da sociedade, isto porque o aluno que consegue se aprender através interdisciplinaridade futuramente conseguirá se adequar melhor ao mercado de trabalho, respondendo mais rápido e com maior qualidade às demandas cotidianas. Apesar das vantagens, este tipo de ensino é dificultado por diversas barreiras como arranjos de governanças, avaliações do meio acadêmico e seus profissionais. Para desenvolver o ensino interdisciplinar pesquisadores e professores vêm desenvolvendo metodologias específicas com indicativos positivos de resultados, sendo necessário maior abrangência de amostragem para resultados consolidados. Enfim, a interdisciplinaridade possui suas vantagens e barreiras, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias específicas para a sua aplicação com sucesso. Os dados e discussões deste estudo desenvolvido na universidade estão presentes neste REA depositado no repositório da Universidade Federal do Paraná como uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos para a educação e popularização do ensino, ciência e tecnologia.-
Formato: dc.format8 páginas-
Formato: dc.formatapplication/vnd.oasis.opendocument.text-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationFORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)-
Relação: dc.relationREA-POS;002-
Direitos: dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridade, vantagens, barreiras, metodologia.-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade na engenharia: Oportunidade ou problema?-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.