Ensino na Engenharia: desafios na formação do profissional cidadão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais-
Autor(es): dc.creatorMENDES, ANA LUIZA-
Autor(es): dc.creatorSILVA, HELOISA ROBERTO PINHEIRO DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorDARIO, PRISCILA PAOLA-
Autor(es): dc.creatorMARIANO, ANDRÉ BELLIN-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57521-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57521-
Descrição: dc.descriptionA necessidade de compreender os mecanismos envolvidos na aprendizagem nos cursos de engenharia direciona ao desenvolvimento de ações para a solução dos desafios na área. Assim sendo, alunos e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia propõem a utilização de atividades relacionadas ao uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) como ferramenta para o ensino em nível superior. Neste trabalho foram realizadas análises quantitativas dos trabalhos apresentados em cada área temática do XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENG 2017). Após definir a área com maior número de trabalhos publicados, analisou-se a frequência do aparecimento de cada uma das palavras-chave consideradas pertinentes: ensino, metodologia, didática, comunicação e inovação/inovador. Os resultados obtidos demonstraram um destaque em trabalhos relacionados à Métodos e Meios de Ensino / Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia com um total de publicações de trabalhos 100% maior em relação às outras categorias somadas. Percebe-se, portanto, o grande interesse dos participantes do evento de Educação em Engenharia em relação aos Métodos e Meios de Ensino / Aprendizagem. Desta maneira, discussões foram realizadas para possíveis contribuições na compreensão dos fatores que tangem o ensino de engenharia no Brasil. O conteúdo dessa discussão está presente em um Recurso Educacional Aberto produzido que será depositado no Repositório da Universidade Federal do Paraná.-
Formato: dc.format7 páginas-
Formato: dc.formatapplication/vnd.oasis.opendocument.text-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationFORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)-
Relação: dc.relationREA-POS;001-
Direitos: dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial produzido na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia do Programa de Pós graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como atividade complementar aos estudos realizados em sala de aula. O conteúdo deste documento pode ser usado como forma auxiliar no estudo da ciência, ensino e extensão.-
Título: dc.titleEnsino na Engenharia: desafios na formação do profissional cidadão-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.