Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liblik, Ana Maria Petraitis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Rosangela Perussi de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/5751 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/5751 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Ana Maria Petraitis Liblik | - |
Descrição: dc.description | Inclui anexos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho buscou conhecer como três alunas de 8a série do Ensino Fundamental envolvem-se em atividades investigativas de Matemática, sendo que estas alunas não estavam habituadas a trabalhar neste tipo de atividade, na disciplina de Matemática. Este estudo baseou-se nos dados coletados a partir das notas da pesquisadora, da gravação em vídeo, dos protocolos, dos questionários, dos registros durante as atividades e do relatório individual que cada aluna elaborou. As duas sessões com atividades investigativas (sendo uma atividade em cada sessão) ocorreram na escola, em contraturno. A análise de dados foi de ordem qualitativa, tendo como objetos de análise: o modo como as alunas se envolveram nas atividades investigativas, como interagiram verbalmente entre si e com a professora, e como ocorreu a manifestação do raciocínio e dos conhecimentos matemáticos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper discusses how three 8th grade students got involved in investigative activities in the subject of Mathematics, knowing that these students were not used to working on this type of task. This study was based on data collected from the researcher's notes, from video recordings, protocols, surveys, activity logs and from each student's individual report. The two investigative activity sessions (with one activity per session) took place in the school, out of school time. The data analysis was qualitative, having as analysis objects: the way the students got involved in investigative activities, how they verbally interacted with each other and with the teacher, and how the reasoning demonstration and mathematical skills occurred. | - |
Formato: dc.format | 120 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Primeiro grau) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Tarefas investigativas de matemática : uma análise de tres alunas de 8ª série do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: