Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luciani de Sousa Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57476 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/08/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 95-99 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de estudo o Projeto Rádio Web e os sujeitos que o tornam possível na existência educacional de uma escola municipal de Curitiba. Parte da questão maior de pesquisa de quais são as contribuições pedagógicas do Projeto Rádio Web, em uma escola da Rede Municipal de Curitiba? Traz-se, como objetivo geral, analisar o uso do Projeto Rádio Web, na concepção pedagógica de professores de uma escola da Rede Municipal de Curitiba. Partiu da abordagem qualitativa, adotando o método da Análise de Discurso (AD), para explicar e interpretar o discurso escrito pelos professores, sujeitos, desta pesquisa, por meio de cartas narrativas. Como instrumentos de coleta de dados, adotaram-se: diário itinerante, composto pelas observações da pesquisadora, no percorrer da vivência da pesquisa; o questionário e as cartas narrativas. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se como referencial: Assumpção(1999); Balestrin(2014), Camas (2014, 2013, 2012), Gomes (2013), Gonçalves(2015), Prado(2001), Silva (2014), Tosta e Pretto(2010). Pode-se entender que os sujeitos de pesquisa usam tecnologias e o Projeto Rádio Web. Também se observou que os sujeitos de pesquisa tem consciência da necessidade de desenvolver-se pedagogicamente para poder auxiliar seus alunos no processo de ensino e aprendizagem. Demonstram também a necessidade de educação continuada na formação do professor para poderem desempenhar melhor seu papel e sua função pedagógica, realizada na prática pedagógica. Palavras-Chave: Educação Básica. Tecnologias de Informação e Comunicação. Rádio Web. Formação do Professor. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work is inserted in the line of research Theories and Practices of Teaching in Basic Education. Its object of study is the Web Radio Project and the subjects that make it possible in the educational existence of a public county school in Curitiba. It departs from the wider research question of which are the pedagogical contributions of the Web Radio Project, in a school of Curitiba's County Network? Its main goal is to analyze the use of the Web Radio Project in the pedagogical conception of teachers at a Curitiba County School. It started from the qualitative approach, adopting the Discourse Analysis (DA) method, to explain and interpret the discourse written by the teachers, subjects of this research, through narrative letters. As instruments of data collect, we adopted: itinerant diary, composed by the observations of the researcher, in the course of the experience of the research; a questionnaire and narrative letters. The following authors were used as reference to support the research: Assumpção (1999); Balestrin (2014), Camas (2014, 2013, 2012), Gomes (2013), Gonçalves (2015), Prado (2001), Silva (2014), Tosta and Pretto (2010).It is possible to analyze that the research subjects use technologies as well as the Web Radio Project, and are aware of the need to use them and to develop themselves to be able to help their students in the process of teaching and learning. They also demonstrate the need for continuing education in teacher training in order to better play their role and their pedagogical role, carried out in pedagogical practice. Keywords: Basic Education. Information and Communication Technologies. Web Radio. Teacher Education. | - |
Formato: dc.format | 106 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação | - |
Título: dc.title | O olhar dos professores a partir do projeto rádio web | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: