A influência do trabalho da diretora de CMEI na qualidade do atendimento na educação infantil na Rede Municipal de Curitiba- PR

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Autor(es): dc.contributorTavares, Taís Moura-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCruzetta, Danieli D'Aguiar, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:45:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:45:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57472-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57472-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Tais Moura Tavares-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.196-203-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as atividades desenvolvidas no cotidiano de trabalho das diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba influenciam na qualidade do atendimento oferecido às crianças. O conceito de qualidade abordado nesse trabalho se baseou nas discussões sobre qualidade social (DOURADO; OLIVEIRA, 2009; SILVA, 2009), no conceito trazido por Moss (2011) que a entende como um conceito socialmente construído, nas pesquisas que tratam desta temática e nos documentos nacionais e municipais que norteiam a qualidade nas unidades educacionais que atendem a primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Dessa forma, foram traçadas 8 condições de qualidade que tratam da organização dos ambientes, dos eixos de trabalho interação e brincadeiras, práticas educativas que trabalhem as diferentes linguagens e garantam experiências de aprendizagem, desenvolvimento da identidade, qualificação dos profissionais e gestão democrática. As discussões sobre gestão e o diretor escolar giraram em torno dos conceitos trazidos por Paro (2015; 2007; 1995; 1990) e Souza (2012; 2007). Os autores abordam a face política da gestão escolar e as dimensões administrativas e pedagógicas do trabalho do diretor. A metodologia empregada para a realização da pesquisa foi constituída de questionários, observações e análise documental. O questionário teve como objetivo conhecer o perfil das diretoras dos CMEIs e saber como organizam seu cotidiano de trabalho. Para tanto, ele foi organizado em três seções de perguntas, sendo a primeira referente ao cotidiano do trabalho na direção, a segunda sobre o perfil das diretoras e a terceira sobre a gestão do CMEI. A metodologia da observação se apoiou na técnica shadowing, considerada uma técnica de sobreamento qualitativa, envolve um pesquisador seguindo de perto um membro de uma organização durante um longo período de tempo. O questionário foi enviado às 205 unidades que estavam em funcionamento no município e as observações ocorreram em três CMEIs e tiveram duração média de 8 horas cada. Os resultados mostraram que o trabalho da diretora de CMEI influencia a qualidade da Educação Infantil. As condições estabelecidas nesta pesquisa foram essenciais para atribuir a razão pedagógica de cada tarefa desenvolvida pela diretora. Assim, observou-se a superação da divisão entre atividades administrativas e atividades pedagógicas, pois a pesquisa mostrou que as tarefas podem ter relação direta ou indireta com a qualidade da Educação Infantil, evidenciando que as atividades administrativas também podem ter sua razão pedagógica para existir, mesmo que indiretamente. O trabalho evidenciou ainda o peso da gestão municipal na gestão do CMEI, tendo como um dos fatores de influência a forma de provimento do diretor por indicação. Pensar quem são esses sujeitos que estão à frente das instituições que atendem exclusivamente a primeira etapa da Educação Básica e conhecer o seu trabalho levou a perceber como essa figura é importante para se garantir o direito das crianças de 0 a 5 anos frequentarem uma Educação Infantil de qualidade. Palavras-chave: Qualidade da educação. Gestão Escolar. Papel do diretor. Educação Infantil. Políticas Educacionais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research had as objective to analyze how the activities developed in the daily work of the principals of the Municipal Centers of Early Childhood Education in Curitiba influence the quality of care offered to children attending these institutions. The concept of quality addressed in this study was based on the discussions about social quality (DOURADO, OLIVEIRA, 2009; SILVA, 2009), on the concept brought by Moss (2011), which understands it as a socially constructed concept, on researches dealing with this theme in the national and municipal documents which guide the quality in the educational units which attend the first stage of Basic Education in Brazil. Through these discussions, the idea was constructed that, in order to achieve a quality Infant Education, in particular in the CMEIs of Curitiba, some conditions are fundamental. In this way, 8 quality conditions have been traced which deal with the organization of environments, the axes of work interaction and games, educational practices which work the different languages and guarantee learning experiences, identity development, professional qualification and democratic management. The discussions about school management and the role of the principal revolved around the concepts brought by Paro (2015, 2007, 1995, 1990) and Souza (2012, 2007). The authors discuss the political face of school management and the administrative and pedagogical dimensions of the principal's work. The methodology used to carry out the research consisted of questionnaires, observations and documentary analysis. The questionnaire had as objective to know the profile of the CMEIs principals and to know how they organize their daily work. To do so, it was organized in three sections of questions, the first one referring to the daily work in the direction, the second on the principal's profile and the third on the management of the CMEI. The methodology of observation based on the shadowing technique, considered a qualitative overarching technique, involves a researcher following closely a member of an organization over a long period of time. The questionnaire was sent to the 205 units which were in operation in the municipality and the observations occurred in three CMEIs and had an average duration of 8 hours each. The results showed that the work CMEI principals influences the quality of Kindergarten Education. The conditions established in this research were essential to attribute the pedagogical reason of each task developed by the principal. Thus it was observed the overcoming of the division between administrative activities and pedagogical activities, by revealing that the tasks may be directly or indirectly linked to the Early Childhood education, highlighting that the administrative tasks may have a pedagogical reason to exist, although indirectly. The study still highlighted the importance of the municipal management in the CMEI's management, having as one of the factors the influence of the way the principal was nominated through indication. Thinking who these subjects who are, at the head of the institutions, which exclusively attend the first stage of Basic Education and knowing their work have led to perceive how this figure is important to guarantee the right of children from 0 to 5 years to attend a quality Kindergarten Education. Keywords: Quality of education. School management. Role of the principal. Child education. Educational Policies.-
Formato: dc.format225 p. : il. (algumas color.), grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA influência do trabalho da diretora de CMEI na qualidade do atendimento na educação infantil na Rede Municipal de Curitiba- PR-
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