
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Otani, Dinamene de Oliveira Nogueira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Koubik, Nathalie Alves dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57463 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57463 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dinamene de Oliveira Nogueira Otani | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A aplicação de metodologias ativas de ensino vem ao encontro de uma demanda importante no ambiente educacional, o aprimoramento da prática pedagógica, principalmente por tornar o aluno um sujeito ativo em sua formação com uma boa capacidade crítica e reflexiva acerca do que se é ensinado, características importantes na formação de profissionais de saúde. OBJETIVO: Verificar quais metodologias ativas de ensino têm sido aplicadas nos cursos de graduação em saúde no Brasil e seus resultados. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados: PubMed, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), para selecionar artigos originais publicados entre 2013 e 2018 que tivessem relação com tema. Inicialmente foram encontrados 133 artigos sendo que 23 fazem parte desta revisão, tais artigos abordaram a utilização de metodologias ativas de ensino em diferentes cursos de graduação em saúde. RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A maior parte dos estudos encontrados utilizaram como metodologia ativa de ensino o Problem Based Learning (PBL); seguido daqueles que utilizaram uma combinação variada de metodologias (jogos, debates, vídeos, aprendizagem baseada em problemas, psicodrama, articulação interdisciplinar, portfólio, estudo de texto, dramatização, estudo dirigido, estratégias de educação em saúde, estudos de caso, criação de um blog, aulas práticas de campo em diversos cenários e trabalhos temáticos) e daqueles que utilizaram somente jogos; simulação, problematização, ciclo de discussão de problemas; portfólio; inserção dos alunos na realidade local desde o início do curso e o método do Arco de Charles Maguerez. A utilização de metodologias ativas de ensino apontou boas perspectivas na área da saúde, no entanto, se faz necessário avaliar constantemente a perspectiva dos alunos sobre o uso de tais metodologias bem como a efetividade, além de monitorar as atividades para que seja possível um constante aprimoramento. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Prática | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas de ensino nos cursos de graduação em saúde : uma revisão integrativa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: