
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Nadia Rafaela dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57462 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57462 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profa Dra Sandramara S. Kusano de Paula Soares | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os materiais didáticos devem ser ferramentas inovadoras, dinâmicas que favorecem o processo de ensino aprendizagem ao passo que estimulem a autonomia e a reflexão na formação de profissionais dentro dos cursos de graduação. No curso de graduação em nutrição, diversas disciplinas contemplam atividades práticas de atendimento nutricional, que devido às saturadas cargas horárias, não conseguem preparar o aluno para vivenciar esses momentos. Desta forma, os materiais educacionais, tanto impressos quanto em meio digital, podem oportunizar a articulação do conhecimento construído, com possibilidades reais de aplicação prática por meio de guias que explorem conteúdos importantes. Objetivo: Desenvolver uma proposta de material educacional dirigido à aula prática de nutrição materno infantil e analisa-lo segundo referenciais de qualidade da Educação superior à Distância (EaD). Materiais e métodos: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa aplicada, que seguindo critérios para desenvolvimento de material didático na EaD, foi elaborado o material educacional denominado "Nutrição Infantil: Guia para atendimento ambulatorial", utilizando o editor de texto (Microsoft Word) e disponibilizado em arquivo PDF para ser acessado do ambiente virtual Dropbox. Por fim, o guia desenvolvido foi avaliado de acordo com instrumento para análise do material didático segundo os referenciais EaD. Resultados: O desenvolvimento do material proposto foi concebido conforme o planejamento, sendo estruturado da seguinte forma: 1. Apresentação; 2. Orientação ao acadêmico; 3. Atendimento Clínico; 3.1. Anamnese; 3.2 Avaliação do consumo alimentar; 3.3 Avaliação antropométrica; 3.4. Diagnóstico Nutricional; 3.5. Orientação Nutricional; 4. Comunicação em saúde; 5. Nutrição infantil e ética; 6. Referencias. Em sua avaliação atendeu a todos os 16 critérios propostos. Conclusão: Acredita-se enfim, que este trabalho possa contribuir para o andamento de aulas práticas no contexto da nutrição materno infantil e suscitar aos professores dos diversos cursos de graduação a produzirem materiais científicos educacionais que possam contribuir para a formação de seus alunos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Nutrição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratorios - Manuais, guias, etc. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Título: dc.title | Nutrição infantil : guia para atendimento ambulatorial : uma proposta de material didático baseado em referenciais da EaD | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: