Avaliação contínua da aprendizagem através da aplicação de quiz semanal no ensino da periodontia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTizzot, Edison Luiz Almeida, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorSteffens, João Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57460-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57460-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Edison Luiz de Almeida Tizzot-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação contínua e de rotina mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal na Disciplina de Periodontia I - disciplina teóricoprática - do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestre de 2016, respectivamente "sem quiz" (n=53) e "com a realização de quiz semanal" (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quiz realizados e média das notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quiz realizados por cada aluno (r=0,39;p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47;p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodontia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo observacional-
Título: dc.titleAvaliação contínua da aprendizagem através da aplicação de quiz semanal no ensino da periodontia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.