Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação

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Autor(es): dc.contributorSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorLima, Antonio Adilson Soares de, 1968--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57459-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As redes sociais têm sido empregadas como ferramentas pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, mas o Facebook tem sido pouco usado com essa finalidade pela Odontologia. O objetivo deste estudo foi analisar o uso do Facebook como uma ferramenta pedagógica para o ensino da didática da pós-graduação em Odontologia e as reações dos estudantes durante as postagens. Vinte e dois estudantes adultos matriculados numa disciplina da pós-graduação participaram da pesquisa. Os estudantes assistiram às aulas teóricas, desenvolveram atividades práticas a distância via Facebook de maneira individual e em grupo e avaliaram a disciplina por meio de um questionário com perguntas objetivas. As postagens realizadas no Facebook foram analisadas em relação aos seguintes critérios: cumprimento e o tempo para a realização das atividades pelos estudantes. As postagens também foram analisadas em relação à reação dos estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes eram indivíduos do sexo feminino, na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade e com até três anos de formação em Odontologia. Treze (60%) estudantes responderam que as atividades desenvolvidas a distância via Facebook eram um bom recurso pedagógico e apenas 5 (22%) manifestaram dificuldade em executar as tarefas (via fórum de discussões). O computador pessoal (100%), o smartphone (27%) e o tablet (9%) foram os recursos tecnológicos mais usados pelos estudantes para acessar a internet. A maioria dos estudantes cumpriu as atividades programadas a distância via Facebook. No entanto, a maioria das tarefas só era apresentada próximo ao prazo final estabelecido pelo professor. A maioria das postagens no Facebook foi realizada pelo professor e as principais reações dos estudantes eram de "curtidas" e somente faziam comentários quando obrigados. Apesar das suas limitações, o Facebook parece ser um bom recurso pedagógico para ser inserido no ensino da pós-graduação. Além disso, os estudantes ainda se mostram pouco participativos nas atividades didáticas mesmo estando no ambiente virtual do Facebook.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação medica-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook (Rede social on-line)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de pós-graduação em medicina-
Título: dc.titleUso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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