Influência de diferentes metodologias na aprendizagem do acadêmico de odontologia

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Autor(es): dc.contributorTizzot, Edison Luiz Almeida, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Ângela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:35:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:35:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57455-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Edison Luis Almeida Tizzot-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O uso de metodologias ativas no ensino é fortemente recomendado. Entretanto, o ensino centrado no professor ainda é abordado em muitas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Este estudo foi desenvolvido com objetivo de conhecer a influência dediferentes metodologias de ensino na aprendizagem dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A amostra foi composta por 40 acadêmicos matriculados na Radiologia Odontológica e Imaginologia 1, sendo 13 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, com média de idade de 20,6 anos. O plano de ensino da disciplina foi organizado para ser ministrado com diferentes metodologias. Durante o semestre letivo foram aplicados dois questionários: 1) na metade do semestre e 2) ao final, onde o acadêmico deveria registrar o tema da aula em que ele mais aprendeu e aquele em que menos aprendeu. Os resultados demonstraram que nos questionários 1 e 2 os temas que mais foram absorvidos elos acadêmicos foram os que envolveram aula expositiva dialogada (27,5%) e teatro (27,5%) respectivamente. Enquanto que os temas que os acadêmicos menos aprenderam foram os relacionados com leitura e atividade domiciliar (70%) e o world café (27,5%), respectivamente. Concluiu-se que, segundo a opinião dos acadêmicos de Odontologia da UFPR, o uso de metodologias ativas e dinâmicas colaborou com a sua aprendizagem. Porém, ficou claro que essas atividades devem ser planejadas e bem explicadas a todos os sujeitos envolvidos para atingir os objetivos propostos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionarios - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectManejo de classe-
Título: dc.titleInfluência de diferentes metodologias na aprendizagem do acadêmico de odontologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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