
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tizzot, Edison Luiz Almeida, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Ângela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57455 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57455 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Edison Luis Almeida Tizzot | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O uso de metodologias ativas no ensino é fortemente recomendado. Entretanto, o ensino centrado no professor ainda é abordado em muitas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Este estudo foi desenvolvido com objetivo de conhecer a influência dediferentes metodologias de ensino na aprendizagem dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A amostra foi composta por 40 acadêmicos matriculados na Radiologia Odontológica e Imaginologia 1, sendo 13 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, com média de idade de 20,6 anos. O plano de ensino da disciplina foi organizado para ser ministrado com diferentes metodologias. Durante o semestre letivo foram aplicados dois questionários: 1) na metade do semestre e 2) ao final, onde o acadêmico deveria registrar o tema da aula em que ele mais aprendeu e aquele em que menos aprendeu. Os resultados demonstraram que nos questionários 1 e 2 os temas que mais foram absorvidos elos acadêmicos foram os que envolveram aula expositiva dialogada (27,5%) e teatro (27,5%) respectivamente. Enquanto que os temas que os acadêmicos menos aprenderam foram os relacionados com leitura e atividade domiciliar (70%) e o world café (27,5%), respectivamente. Concluiu-se que, segundo a opinião dos acadêmicos de Odontologia da UFPR, o uso de metodologias ativas e dinâmicas colaborou com a sua aprendizagem. Porém, ficou claro que essas atividades devem ser planejadas e bem explicadas a todos os sujeitos envolvidos para atingir os objetivos propostos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questionarios - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manejo de classe | - |
| Título: dc.title | Influência de diferentes metodologias na aprendizagem do acadêmico de odontologia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: