O contrato por processo seletivo simplificado como um meio de desprofissionalização docente? : um estudo no Paraná

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Autor(es): dc.contributorMeucci, Simone-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Ramiro Gabriel, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:00:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:00:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57452-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Meucci-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 05/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.115-117-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação de Mestrado analisa a carreira docente no estado do Paraná, em uma modalidade de contratação temporária denominada PSS (Processo Seletivo Simplificado). Objetivamos compreender, como se dá esta contratação em relação aos professores concursados? Quais são os efeitos desta modalidade na organização do trabalho e na vida destes docentes? E quais são as limitações para profissionalização que esta modalidade impõe ao professor? Para responder a estas inquietações, acompanhamos a professora Tatiana que trabalha neste regime em Curitiba- PR. Fizemos uma observação participante do seu cotidiano por quatro meses, uma entrevista autobiográfica, uma análise desta biografia, uma pesquisa bibliográfica sobre profissionalização e identidade docente, assim como, uma pesquisa sobre as contratações PSS no Paraná. Descobrimos nesta pesquisa, que esta condição de trabalho precária, vem sendo usada indiscriminadamente a vários anos. Mostramos, que as condições dos professores PSS vem piorando com passar dos anos, especialmente em 2017, com a mudança na contagem das horasatividade, que alterou significativamente a rotina dos professores e os sobrecarregou de trabalho. Ademais, em recente decisão, o governo do estado, decretou a manutenção da contagem das horas, que prejudica não só os PSS e determinou a redução do salário dos PSS. Concluímos neste trabalho, que existe um déficit de profissionais concursados no estado, e que estas vagas estão sendo ocupadas por mão de obra temporária. Observamos, que o número de concursos para contratação de profissionais, são insuficientes e seus efeitos práticos são questionáveis. Por fim, concluímos que esta forma de contratação causa uma séria limitação na profissionalização docente e que no caso observado, existe um entrave entre o saber e o fazer. Palavras-Chave: Carreira docente. Contratação temporária. Desprofissionalização. Identidade. Saber e Fazer.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This text analyzes the teaching career in the state of Paraná, in a temporary contracting modality called PSS (Simplified Selective Process). We aim to understand, how does this hiring occur in relation to the professors? What are the effects of this modality on the organization of work and life of these teachers? And what are the limitations for professionalization that this modality imposes on the teacher? To answer these questions, we accompany the teacher Tatiana who works in this regime in Curitiba-PR. We made a participant observation of his daily life for four months, an autobiographical interview, an analysis of this biography, a bibliographical research on professionalization and teaching identity, as well as a research on PSS signings in Paraná. We found in this research that this condition of precarious work has been used indiscriminately for several years. We show that the conditions of PSS teachers have been worsening over the years, especially in 2017, with the change in hours-activity, which has significantly altered the routine of teachers and overloaded them with work. In addition, in a recent decision, the state government decreed the maintenance of the hour count, which damages not only the PSS and determined the reduction of the salaries of the PSS. We conclude in this work, that there is a deficit of professionals in the state, and that these vacancies are being filled by temporary labor. We observe that the number of competitions for hiring professionals are insufficient and their practical effects are questionable. Finally, we conclude that this form of hiring causes a serious limitation in teacher professionalization and that in the observed case, there is a barrier between knowledge and doing. Key-words: Teaching career. Temporary hiring. Disprofessionalization. Identity. Know and Do.-
Formato: dc.format117 p. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Prática profissional-
Título: dc.titleO contrato por processo seletivo simplificado como um meio de desprofissionalização docente? : um estudo no Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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