Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Cicero Aparecido, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Agostini, Nicole, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:26:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:26:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57405 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57405 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Cícero Aparecido Bezerra. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho procura avaliar em que medidas as frustrações e as satisfações acadêmicas (em torno das necessidades psicológicas básicas) dos estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, se relacionam com o seu desempenho acadêmico. A revisão teórica evidencia que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de um estudante, refletem em um maior conforto no processo de aprendizagem e um maior engajamento. Aplica-se o questionário da NSFS para a coleta de dados, composto por 18 itens que abordam as frustrações e satisfações nos quesitos de relacionamento, competência e autonomia. Nesta pesquisa, admite-se o IRA como um fator determinante para a medição do desempenho acadêmico. Após os dados descritos, utiliza-se o teste de Kolmogorv-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para verificar diferenças nos IRAs médios nos grupos de variáveis categóricas, são empregados os testes de medidas: T e H de Kruskal-Wallis. Utiliza-se a correlação de Spearman e a Correlação de Pearson para buscar relações existentes entre as variáveis. As relações estatisticamente significativas encontradas estão associadas ao IRA e a satisfação das necessidades básicas de relacionamento, especificamente: sentimentos de conexão, integração de ser importante. É concluído que IRAs maiores, estão relacionados a alto grau de satisfação na necessidade de relacionamento, assim como baixos IRAs estão relacionados com um baixo nessa necessidade. | - |
Formato: dc.format | 77 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitarios | - |
Título: dc.title | Frustração e satisfação no ambiente acadêmico : um estudo no Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: