Estado do conhecimento sobre o livro didático de história em dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação no Brasil (1990-2015)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Anne Cacielle Ferreira da, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:18:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:18:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57388-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57388-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.197-204-
Descrição: dc.descriptionResumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada no Doutorado em Educação, no PPGE/UFPR, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. A problemática está na necessidade de sistematizar as pesquisas desenvolvidas nos programas de pósgraduação no Brasil que tomam os livros didáticos de história como tema ou objeto. O objetivo geral é apresentar um Estado do Conhecimento, tomando como material empírico os resumos de dissertações e teses produzidas entre os anos de 1990 a 2015 que estão disponibilizadas virtualmente em base de dados, desenvolvendo análises quantitativas e qualitativas dessa produção. Os objetivos específicos são: 1) Organizar banco de dados para cadastramento dos resumos a partir dos indicadores estabelecidos na leitura prévia; 2) Analisar os resumos para efetuar um primeiro nível de caracterização da produção de dissertações e teses sobre os livros didáticos de História; 3) Analisar os resumos das dissertações e teses produzidas entre 1990 a 2015, evidenciando as principais características, autoria, orientadores, nível de estudos, programas de pós-graduação, temas e focos privilegiados e procedimentos metodológicos utilizados. Para localização do material empírico foram realizadas buscas no banco de dados disponibilizado pela CAPES, complementada por buscas em outras bases. Os resumos das pesquisas foram submetidos a uma análise prévia e organizou-se uma base de dados, catalogando cada pesquisa localizada. Entre 1990 a 2015 foram localizadas duzentas e vinte e nove teses e dissertações que incluem a expressão "Livro Didático de História" em seu título ou resumo. O material empírico analisado é constituído, prioritariamente, por dissertações defendidas em mestrados acadêmicos (oitenta e três por cento); mestrado profissional (três por cento dos trabalhos); e os trabalhos defendidos em nível de doutorado (quatorze por cento). As pesquisas sobre o livro didático de História entre 1990 a 2015 foram produzidas, predominantemente, nos programas de pós-graduação em Educação (sessenta e cinco por cento), seguidas pelos programas de pós-graduação em História (vinte e quatro por cento). Cinco estados concentram cerca de setenta por cento das pesquisas produzidas no período: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul. Há grupos de produção que não haviam sido identificados em trabalhos anteriores, como é o caso dos núcleos de pesquisa vinculados ao PPGE/UFPR. A partir dos resultados, defende-se a tese que, embora a maior parte das pesquisas sobre os livros didáticos de História tenha sido produzida em programas de pós-graduação em Educação, o olhar que os discentes lançaram aos livros é marcado, predominantemente, pela abordagem histórica, utilizando a análise documental, o que pode ser explicado em parte pela força da formação inicial dos pesquisadores. Ainda que a Didática da História tenha ganhado espaço no campo de Ensino de História, permanece ainda pouco explorada a presença dos livros nas aulas, constituindo-se desafio aos pesquisadores e aos estudos didáticos e epistemológicos, como apontados por Choppin (2004). Palavras-chave: Produção Científica. Pesquisa. Estado do Conhecimento. Livros didáticos de História.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It presents results of the research made in the Doctorate in Education, in PPGE / UFPR, in the research line Culture, School and Teaching. The main question is the need to systematize the research developed in graduate programs in Brazil that takes History textbooks as a subject or object. The general objective is to present a State of Knowledge, taking as empirical material the abstracts of dissertations and theses produced between the years of 1990 to 2015 that are made available in virtual database, developing quantitative and qualitative analyzes of this production. The specific objectives are: 1) Organize database for registration of abstracts from the indicators established in previous reading; 2) Analyze the abstracts to make a first level characterization of the production of dissertations and thesis on the textbooks of History; 3) To analyze the abstracts of dissertations and thesis produced between 1990 and 2015, highlighting the main characteristics, authorship, guidance, level of studies, postgraduate programs, topics and privileged focuses and methodological procedures used. For the location of the empirical material, searches were performed in the database provided by CAPES, complemented by searches in other databases. The abstracts of the researches were submitted to a previous analysis and a database was organized, cataloging each localized research. Between the years of 1990 and 2015 two hundred and twenty-nine thesis and dissertations were included which include the expression "Didactic Book of History" in it's title or abstract. The empirical material analyzed is constituted, mainly, by dissertations defended in academic masters (eighty three percent); master's degree (three percent of the work); and works defended at the doctorate level (fourteen percent). Researches on the History textbook between 1990 and 2015 were predominantly produced in postgraduate programs in Education (sixty-five percent), followed by twenty-four percent (24%) History graduate programs. Five states concentrate about seventy percent of the researches produced in the period: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, and Rio Grande do Sul. There are production groups that had not been identified in previous studies, such as research centers linked to PPGE / UFPR. From the results, it is defended the thesis that, although most of the researches on the didactic books of History have been produced in programs of postgraduate in Education, the analysis that students make of the books is marked, predominantly, by the approach, using documentary analysis, which can be explained in part by the strength of the researchers' initial training. Although the Didactics of History has gained space in the field of History Teaching, the presence of the books in class still remains little explored, being a challenge to the researchers and didactic and epistemological studies, as pointed out by Choppin (2004). Keywords: Scientific Production. Research. State of Knowledge. History textbooks.-
Formato: dc.format268 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Título: dc.titleEstado do conhecimento sobre o livro didático de história em dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação no Brasil (1990-2015)-
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