Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panossian, Maria Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Adnielson Lima da, 1977- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:06:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:06:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57385 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57385 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Panossian | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 04/07/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.127-133 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar situações de ensino de função exponencial, considerando o movimento histórico e lógico da mesma. Constata-se na literatura especializada e através de observações em sala de aula, a dificuldade dos estudantes em apropriar-se do conceito de função exponencial para além dos aspectos externos e técnicos. Para responder a pergunta da pesquisa "De que modo a situação desencadeadora da aprendizagem possibilita ou cria condições para superar as aparências no ensino, de função exponencial, para que os alunos se apropriem do conceito de forma teórica?" a metodologia apresentada nesta pesquisa, orienta-se, pelos pressupostos da teoria da atividade, histórico-cultural e Atividade Orientadora de Ensino (AOE), e concretiza-se nas seguintes ações: revisão de literatura sobre o ensino de função exponencial; estudos de documentos curriculares oficiais; movimento histórico e lógico da função exponencial para reconhecer às necessidades humanas que desencadearam seu desenvolvimento e seus nexos internos (sua essência); elaboração de indicadores para análise de situações de ensino de funções exponenciais em livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015; e análise de dados coletados da interação com professores da rede pública na "Oficina Pedagógica de Matemática" (OPM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), através de gravações de áudio/vídeo, para analisar os sentidos pessoais atribuídos pelos professores a respeito da função exponencial. Na OPM, desenvolveram-se situações desencadeadoras de aprendizagem, como uma possibilidade de ensinar o conteúdo de funções exponenciais, usando a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como base metodológica. Dos resultados obtidos aqui na dissertação, destacam-se os nexos internos reconhecidos por meio do movimento histórico e lógico da função exponencial e que revelam a essência dessa função; a elaboração de indicadores de análise de situações de livros didáticos; a transformação dos sentidos atribuídos pelos professores à situações no ensino de função exponencial durante o planejamento e concretização das situações desencadeadoras elaboradas coletivamente, considerando os elementos presentes em Atividade Orientadora de Ensino e do movimento histórico e lógico da função exponencial. Palavras-chave: Funções exponenciais 1. Movimento histórico-lógico 2. Situações de ensino 3. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to analyze teaching situations of the exponential function considering its historical and logical movement. It is observed in the specialized literature and through observations in the classroom, the difficulty of the students in appropriating the concept of exponential function beyond the external and technical aspects. To answer the research question "How does the learningtriggering situation enable or create conditions to overcome appearances in exponential function teaching, so that students will appropriate the concept theoretically?", the methodology presented in this research, the theory of activity, historical-cultural theory, and the Teaching Activity of Teaching (AOE), is narrowed down in the following actions: literature review on the teaching of exponential function; studies of official curricular documents; study of the historical and logical movement of the exponential function to recognise the human needs that triggered its development and its internal nexus (its essence); elaboration of indicators for analysis of teaching situations of exponential functions in textbooks approved in the National Textbook Plan (PNLD) of 2015; and analysis of data collected from the interaction with teachers of the public network in the "Pedagogical Workshops of Mathematics" (OPM) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), through audio / video recordings, to analyse the personal senses attributed by teachers regarding the exponential function. In OPM, learning triggering situations were developed as a possibility to teaching the content of exponential functions, using Teaching Guidance Activity (AOE) as a methodological basis. From the results obtained in this dissertation we highlight the internal links recognised through the historical and logical movement of the exponential function and that reveal the essence of this function; the preparation of indicators for analysis of textbook situations; the transformation of the meanings attributed by the teachers to the exponential function teaching situations during the planning and concretization of collectively developed trigger situations, considering the elements of the Teaching Teaching Activity and the historical and logical movement of the exponential function. Keywords: Exponential functions 1. Logical-historical movement 2. Teaching situations 3. | - |
Formato: dc.format | 158 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logarítmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Título: dc.title | O ensino de função exponencial para além das aparências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: