Autogestão e educação : um estudo sobre a apropriação da categoria socialista pelas doutrinas gerencialistas aplicadas à administração escolar

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Autor(es): dc.contributorCavazotti, Maria Auxiliadora-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAquino, Alysson Eduardo de Carvalho, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:10:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:10:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57352-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Cavazotti-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.222-239-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação realiza a análise do processo de apropriação da categoria autogestão - forjada a partir da prática de resistências dos trabalhadores - e sua posterior ressignificação pelas doutrinas gerencialistas neoliberais e pelas teorias de psicologia organizacional aplicadas no mundo do trabalho e, posteriormente, na administração escolar. O estudo caminha no sentido de demonstrar os elementos ideológicos existentes nesse processo, demonstrando caráter antagônico de duas grandes concepções de autogestão: a autogestão entendida numa perspectiva progressista vinculada à noção de democratização radical das relações sociais e a autogestão visualizada a partir do neoliberalismo e das teorias de capital humano, vinculada às noções de gestão e de mercado. Para a realização desse empreendimento traçou-se um caminho histórico das práticas autogestionárias para compreender os significados originais e princípios presentes que permitem estabelecer uma definição de autogestão desde uma perspectiva da classe trabalhadora. Após isso, discutiu-se o processo de reestruturação produtiva e o início do regime de acumulação flexível, destacando o aparecimento de novos discursos ideológicos das classes dominantes sob a forma de participacionismo e de novas teorias psicológicas no campo organizacional, analisando os processos de apropriação e de ressignificação da categoria autogestão no âmbito do trabalho após a década de 1970. Por fim, faz-se um breve resgate histórico sobre o aparecimento da categoria autogestão na educação e como o seu processo de apropriação e ressignificação pelas teorias gerencialistas neoliberais ocorreram dentro de um contexto de modificações estruturais do capital, afetando a escola pública, principalmente por meio de reformas de Estado. Neste último capítulo, o aprofundamento do debate ocorreu a partir da leitura crítica das recomendações dos organismos internacionais para a educação da América Latina e, mais especificamente, para as políticas públicas de educação ocorridas no Brasil nas últimas duas décadas. A partir disso, questionou-se a tese que defende que o fenômeno objeto de nosso estudo acontece visando um processo de "despolitização" das relações sociais. Levanta-se a hipótese de que a "despolitização" nos permite entender apenas parcialmente a atual realidade dos interesses do capital para a educação, visto que os grupos dominantes investem em novas estratégias de utilização da escola pública para cumprir com os seus interesses mercadológicos e criar um novo tipo de pedagogia do trabalho e sociabilidade. PALAVRAS CHAVE: Autogestão; Trabalho e Educação; Psicologia Organizacional e Ideologia; Neoliberalismo e Gestão Escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation conducts the process of appropriation of self-management class and its redefinition by neoliberal managerial doctrines applied to the school administration. The study demonstrates the existing ideological elements in this process, contrasts the antagonistic character of the two great conceptions of selfmanagement observed within the school self-management perceived as a progressive perspective and left tied to the notion of radical democratization of social relations and self-management viewed from linked to notions of neoliberalism and market management. For the realization of this project we draw a historical journey of self-management practices born in the work to understand the original meanings and principles that allowed to establish a definition of self-management from the perspective of the working class. After this, we discussed the restructuring process and the beginning of the regime of flexible accumulation, highlighting the emergence of new ideological discourses of the ruling classes in the form of participism and analyzing the processes of appropriation and redefinition of self-management category in the work after the 1970s. Finally, a brief historical review of the emergence of the category self-management education and how the process of appropriation and redefinition of neoliberal managerialist theories occur within a context of structural changes in capital that influence and affect public school through State's reforms. In this last chapter, the debate occurred from a critical reading of the recommendations of international organizations in education in Latin America and more specifically for public policy education occurred in Brazil over the past two decades. From this, we question the thesis that argues that the phenomenon object of our study is so that a process of de-politicization of relations in school, encouraged by the ruling elites , hypothesizing that the politicization allows us to partially understand the current reality of occurring interests of capital for education, since the dominant groups have invested in new strategies to use the public school to meet their market interests. KEYWORDS: Self-Management; Labor and Education; Organizational Psychology and Ideology; Neoliberalism and School Management.-
Formato: dc.format239 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia organizacional-
Título: dc.titleAutogestão e educação : um estudo sobre a apropriação da categoria socialista pelas doutrinas gerencialistas aplicadas à administração escolar-
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