
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Adaiane Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57343 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57343 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Lucimar Rosa Dias | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções e o engajamento de professoras e educadoras de uma respectiva creche do município de Araucária no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, art.8º inciso IX. Acreditamos ser de suma importância pesquisar como as profissionais do magistério compreendem esta proposta e a realizam no cotidiano educacional. A pesquisa se caracterizou como qualitativa utilizando-se dos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, foi necessário frequentar o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Fanny, localizado no Município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. O intuito da pesquisa foi levar às educadoras e professoras deste CMEI a incluir metodologias de promoção da igualdade étnicoracial no cotidiano. Nos resultados analisados foi possível verificar um aumento na disponibilidade das profissionais em proporcionar às crianças atividades pedagógicas que contemplem a valorização ético-racial, desta forma concluímos que o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, art.8 inciso IX começou a ser efetivada no CMEI pesquisado. | - |
| Formato: dc.format | 59 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A história e cultura afro-brasileira e africana na proposta pedagógica de uma creche. O que pensam professoras e educadoras sobre o tema | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: