Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Rodrigo Arantes | - |
Autor(es): dc.contributor | Joucoski, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Michelle, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:35:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:35:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57278 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57278 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Emerson Joucoski | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 29/03/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho busca expor a importância efetiva da formação de professores da educação básica, no sentido de entender as relações ocorridas dentro do ambiente escolar que possam contribuir com os preceitos do DTS. Para tal investigação, foi utilizado como instrumento articulador entre prática pedagógica e conhecimento humano, as Feiras de Ciências, que frequentemente são espaços de amplo envolvimento entre estudantes e comunidade escolar. Além disso, durante o processo analítico deste estudo identificamos o número expressivo de trabalhos desenvolvidos com a temática ambiental nas Feiras de Ciências do Semiárido Potiguar/RN, e na Feira de Ciências do Litoral Paranaense. Portanto, ambos os eventos tornaram-se escopo de estudo para esta pesquisa. Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores da rede estadual de educação de ambos os estados. Posteriormente esses dados foram investigados à luz da metodologia de análise textual discursiva, no sentido de compreender novos fenômenos implícitos nos discursos dos professores, mas que não são percebidos durante suas atuações profissionais diárias. As duas Feiras regionais foram escolhidas devido à proximidade com o espaço escolar, além de utilizarem recursos financeiros decorrentes da política educacional, FENACEB - Programa de Apoio às Feiras de Ciências. Contudo, a partir desse estudo concluímos que a valorização de tais espaços pode contribuir para que estudantes e professores atuem de maneira transformadora, uma vez que os temas ambientais e científicos desenvolvidos para os eventos materializam-se e ganham novos significados. A partir disso, entendemos que o discurso dentro do ambiente das Feiras pode corroborar para que estudantes conheçam a importância dos nossos recursos naturais como condição para a subsistência dos seres vivos além de valorizarem seus modos de vida, suas culturas, seus contextos sociais. Palavras-chave: Políticas educacionais. Formação docente. Educação ambiental. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The goal of this study is to show the importance of training Elementary school teachers to understand how to deal with situations that may arise in a school environment and utilize DTS concepts. The purpose of this was to incorporate both the pedagogical practice and human knowledge. Science Fairs are usually a large area that brings together both students and the school community. During the analytical process of this study we find a great number of presentations focused on an environmental theme in the Science Fairs of both Potiguar Seminar in Rio Grande do Norte State, and coast of Parana State. Therefore, both events became the scope of study for this research. Interviews with teachers of the public schools of both states were used for our data collection. This data was used to investigate the methodology of discursive textual analysis in order to understand new ideas in the teachers' speeches, but are not noticed during the daily routine of the teacher. The two Science Fairs of these states were chosen because of the similarity in school size. They used financial resources arising from the educational policy of FENACEB - Support Program to the Science Fairs. In this study we conclude that both places can contribute to both the students and teacher in a transformative way open their minds to a new way of thinking. From this we understand that the speech inside Environment Fairs can help the students understand the importance of natural sources as a way to continue the environment and all species into perpetuity. Key-words: Educational policies. Teacher training. Environmental education. | - |
Formato: dc.format | 69 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | Um estudo de caso comparativo entre a feira de ciências do litoral paranaense e a feira de ciências do semiárido Potiguar / RN : relações entre educação e meio ambiente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: