Confluências entre as Ariane et Bacchus de Marin Marais e Montéclair : um estudo comparativo entre a Tragédie en Musique e Cantate Françoise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScarinci, Silvana Ruffier, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorPereira, Sidiney Gomes, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:17:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:17:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57254-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Silvana Ruffier Scarinci-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/06/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho, sob a ótica dos estudos hermenêuticos da musicologia histórica, busca comparar os gêneros Tragédie en Musique e Cantate Françoise, suas confluências (ou não), as estruturas poéticas e função musical, didática e social dentro da corte e lares da aristocracia francesa. Sob a luz das teorias advindas de Aristóteles, Boileau e Corneille e o respeito à historicidade dos fatos, a proposta aqui se dá em estudar duas peças homônimas de Marin Marais e Michel Pignolet de Montéclair, cujo título está focado nos nobres personagens Ariane e Bacchus. Analisaremos os enredos (mitos), as estruturas e as progressões das cenas, com respaldo, quando possível em outros trabalhos similares. Baseado no entendimento da construção da tragédie en musique, poderemos então compreender melhor a Cantate Françoise, gênero este que teve um recente ressurgimento devido aos esforços de pesquisadores e performers da música barroca francesa. Palavras-chave: Tragédie en musique, Cantate Françoise, Marin Marais, Michel Pignolet de Montéclair, Ariane, Bacchus.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work, from the perspective of the hermeneutic studies of historical musicology, intend to compare the genres Tragédie en Musique and Cantate Françoise, their confluences (or not), poetic structures and musical, didactic and social functions within the court and homes of the French aristocracy. In the light of the theories of Aristotle, Boileau and Corneille and the respect for the historicity of the facts, the proposition here is to study two homonymous pieces by Marin Marais and Michel Pignolet de Montéclair, whose title is focused on the noble characters Ariane and Bacchus. We will analyze the scenarios (myths), the structures and the progressions of the scenes, with backing, when possible in other similar works. Based on the understanding of the construction of tragédie en musique, we will be able to understand the Cantate Françoise, genre that made a recente revival to by the hands of researchers and performers of French baroque music. Keywords: Tragédie en musique, Cantate Françoise, Marin Marais, Michel Pignolet de Montéclair, Ariane, Bacchus.-
Formato: dc.format130 p. : il., música.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMontéclair, Michel Pignolet de, 1667-1737-
Palavras-chave: dc.subjectMarais, Marin, 1656-1728-
Título: dc.titleConfluências entre as Ariane et Bacchus de Marin Marais e Montéclair : um estudo comparativo entre a Tragédie en Musique e Cantate Françoise-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.