O papel do pedagogo na educação de jovens e adultos : saberes, fazeres e práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Ricardo Antunes de, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSimas, Raquel Rodrigues de Lima, 1967--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:54:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:54:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57244-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/06/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.133-140-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tratou sobre o papel do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I e pretendeu investigar: Quais são os saberes, fazeres e práticas, na visão dos pedagogos, atuantes na Educação de Jovens e Adultos - Fase I em escolas públicas da região metropolitana de Curitiba? Desdobrando esta questão preliminar, tem-se: Como este profissional tem realizado seu trabalho junto à EJA? Quais são (seriam) os conhecimentos (saberes) necessários à sua prática pedagógica cotidiana? Sob quais princípios fundamenta sua prática (fazeres) pedagógica na EJA? Como tem atuado no campo social da educação de jovens e adultos? A pesquisa procurou analisar e caracterizar o processo de atuação do pedagogo e, a partir daí, identificar os saberes, fazeres e práticas do pedagogo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Fase I. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, sobre a identidade da Pedagogia, considerada uma ciência que estuda o fenômeno educativo e sobre o papel do/a pedagogo/a na EJA. A investigação ainda procurou descrever as ações previstas para a atuação do pedagogo nos municípios pesquisados que ofertam a Educação de Jovens e Adultos na região metropolitana de Curitiba. Os autores consultados nas referências bibliográficas foram: Freire (1987, 1993; 1996; 1997,2001), Sá (1997; 2000; 2012; 2013), Silva (1999), Libâneo (2008), Libâneo e Pimenta (1999), Morin (2000; 2001; 2002; 2003; 2005; 2012; 2013; 2014; 2015), Franco; Pimenta; Libâneo (2007). A pesquisa se inscreve na abordagem qualitativa Oliveira (2012); Ludke e André (1986); André (2001; 2013) tendo como procedimentos metodológicos: a) a aplicação de questionário, na fase exploratória, junto aos pedagogos da Região Metropolitana de Curitiba; b) na etapa seguinte, a realização de entrevista semiestruturada junto aos pedagogos atuantes na modalidade EJA - Fase I da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados da pesquisa desvelaram os saberes, fazeres e praticas do pedagogo atuante na EJA, explicitando questões sobre esta atuação, sua formação inicial, inserção profissional na EJA, a importância da formação continuada desencadeada pelo pedagogo no cotidiano da EJA e a importância dos gestores públicos se preocuparem com as políticas de formação continuada de pedagogos que atuam na EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Pedagogo na EJA. Prática do pedagogo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research focused on the role of the pedagogue in the Education of Young and Adults (EJA) - Phase I and intended to investigate: What are the knowledges, practices and practices, in the view of pedagogues, active in Youth and Adult Education - Phase I in schools of the metropolitan region of Curitiba? Unfolding this preliminary question, one has: How has this professional done his work with the EJA? What are (would be) the knowledge (knowledges) necessary for your daily pedagogical practice? Under what principles do you base your pedagogical practice in the EJA? How have you worked in the social field of youth and adult education? The investigation also sought to describe the actions envisaged for the performance of the educator in the municipalities surveyed that offer the education of young people and adults in the metropolitan region of Curitiba. The authors used in the bibliographic references were: Freire (1987, 1993; 1996; 1997.2001), SA (1997; 2000; 2012; 2013), Silva (1999), Libâneo (2008), Libâneo and Pimenta (1999), Morin (2000; 2001; 2002; 2003; 2005; 2012; 2013; 2014; 2015), Franco; Pimenta; Libâneo (2007). The research is enrolled in the qualitative Oliveira approach (2012); Leigh and André (1986); André (2001; 2013) Having as methodological procedures: a) The application of questionnaire, in the exploratory phase, with the educators of the metropolitan region of Curitiba; b) In the next step, the realization of a pre-structured interview with the educators acting in the modality EJA - phase I of the metropolitan region of Curitiba. The results of the research revealed the knowledge, practices and practices of the pedagogue working in the EJA, explaining questions about this activity, its initial formation, professional insertion in the EJA, the importance of the continuous formation triggered by the pedagogue in the daily life of the EJA and the importance of the public managers to be concerned about the policies of continuing education of pedagogues that work in the EJA. Keywords: Youth and Adult Education. Pedagogue at the EJA. Practice of the pedagogue-
Formato: dc.format148 p. : il. (algumas color.), grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleO papel do pedagogo na educação de jovens e adultos : saberes, fazeres e práticas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.