A construção de uma didática da física : contribuições dos manuais de orientação ao professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Fernanda Esthenes do, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57206-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57206-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/07/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.109-115-
Descrição: dc.descriptionResumo: Relata investigação cujo objetivo foi analisar manuais de Didática Geral e de Didática e Metodologia do Ensino de Ciências. Produzidos no Brasil, que apresentam orientações aos professores das séries iniciais do ensino fundamental para ensinar os conhecimentos físicos. Busca contribuir para a compreensão de como vem sendo constituída uma Didática da Física ao longo do último século por meio desses manuais que foram concebidos como materiais que contribuem para a formação inicial e continuada de professores, ensinando a ensinar. Nessa perspectiva, os manuais podem ser entendidos como elementos visíveis do código disciplinar de discplinas relacionadas à Distância e à metodologia do Ensino e apresentam evidências sobre formas de ensinar e aprender difundidas na cultura escolar brasileira, em diferentes períodos históricos. Toma como corpus documental os manuais didáticos no acervo físico do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da Universidade Federal do Paraná (NPPS/UFPR), os quais foram inventariados, identificados e catalogados como manuais destinados a orientar o ensino de Ciências e de Física em uma primeira fase do trabalho empírico. Apresenta os procedimentos de seleção do material empírico para a segunda fase da pesquisa, com destaque às obras de Didática Geral que incluem capítulos e seções de orientação para o ensino de Ciências e de Física; às obras de Didática e de Metodologia de Ensino de Ciências; e às obras de Didática e de Metodologia de Ensino de Física. Apresenta os procedimetos de produção dos dados por meio de análise do conteúdo dos manuais, utlizando categorias de natureza didática, tais como objetivos, conteúdos e procedimentos para ensinar os conhecimentos físicos. Apresenta os resultados da análise de cinco manuais específicos publicados após os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que permitem compreender como o ensimo de conhecimentos físicos tem sido proposto das séries iniciais, evidenciando as transformações nas orientações, como a valorização da atividade dos alunos, ainda que sustentada em diferentes concepções. Conclui sobre a possibilidade de apontar a presença nos manuais, de elementos que são indiciários dos processos de construção de uma Didática da Física, ao longo das últimas décadas. Palavras-chave: Manuais Didáticos. Formação de Professores. Didática da Física. Conhecimentos físicos nas séries iniciais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Research that analyzes the Manuals of General Didactics and Methodology of Science Teaching produced in Brazil, which present orientations to teachers of the initial grades of elementary education to teach Physics knowledge. It aims to contribute to understanding of how the Didactics of Physics has been constituted throughout the last century through these manuals that were conceived as materials that contribute to the initial and continued formation of teachers, teaching them how to teach. In this perspective, the manuals can be understood as visible elements of the disciplinary code of subjects related to Didactics and Teaching Methodology and present evidences regarding ways of teaching and learning spread in the Brazilian school culture, in different historical periods. The research used as documental corpus, textbooks available in the physics archive collection of the Center for Research on Didactic Publications of the Federal University of Paraná (NPPD/UFPR), which were inventoried, identified and cataloged as guides to the teaching of Science and Physics, in a first phase of the empirical work. It presents research, with emphasis on General Didactics and Methodology of Physics Teaching. It presents the procedures of data production by analyzing the content of the manuals, using categories of didactic nature, such as objectives, contents and procedures to teach Physics knowledge. It presents the results of the analysis of five specific manuals published after the National Curricular Parameters (PCNs) that allow to understand how the teaching of Physics knowledge has been proposed in the initial school grades, evidencing the transformations in the orientations, such as the gradual specification of Physics, as well as the permanence of ways of understanding the teaching, its objectives, methods, resources, valuing the students' activity, although sustained in different conceptions. It concludes on the possibility of pointing out the presence, in the manuals, of elements that are indicative of the processes of construction of the Didactics of Physics, over the last decades. Keywords: Didactic Manuals. Teacher training. Didactics of Physics. Physics skills in the initial grades.-
Formato: dc.format119 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de fisica - Formação-
Título: dc.titleA construção de uma didática da física : contribuições dos manuais de orientação ao professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.