A educação infantil no município de Araucária frente às demandas da educação das relações étnico-raciais

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Autor(es): dc.contributorAraujo, Débora Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Tanara Nemoto Piccoli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57203-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Débora Cristina Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho monográfico buscou desenvolver um estudo e uma análise bibliográfica com o objetivo de verificar de que forma está inserida a Educação das Relações Étnico-Raciais nas Diretrizes Curriculares Municipais e em uma Proposta Pedagógica de um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Araucária, percebendo se efetivamente ela acontece perante a legislação em vigor. Também houve o intuito de verificar como a branquidade pode estar sendo um fator determinante para a não implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais na rede municipal de Araucária, visto que a maior parte da população da cidade é constituída de pessoas brancas. O foco principal do estudo foi a etapa educacional da Educação Infantil, por se tratar da base da educação e primeiro meio social extrafamiliar que a criança inicia sua aprendizagem sobre o mundo. A pesquisa revelou uma enorme defasagem nos documentos norteadores da Educação Infantil do município com relação à legislação da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 referente ao ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena.-
Formato: dc.format38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectRelações etnicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA educação infantil no município de Araucária frente às demandas da educação das relações étnico-raciais-
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