Comercialização de pescado no litoral paranaense : análise descritiva no mercado de Oreochromis niloticus, Rachycentron canadus e Centropomusundecimalis

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Autor(es): dc.contributorPetersen, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Tecnologia em Aquicultura-
Autor(es): dc.creatorSouza, Najele Todeschi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57186-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Tecnologia em Aquicultura-
Descrição: dc.descriptionO litoral do Paraná apresenta um forte turismo sazonal nos meses de verão e sua população local se caracteriza por uma comunidade de pescadores artesanais espalhados pela costa entre as baias de Guaratuba e Paranaguá. Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil das peixarias do litoral do estado do Paraná assim como o potencial de comercialização de espécies possíveis de serem cultivadas na região. Os dados foram obtidos por meio de abordagens diretas através de questionários semi-elaborados aplicados em visitas de campo. No total foram entrevistados 21 pontos comerciais no período de julho a agosto de 2013. Nos questionários foram analisadas variáveis que indicam o perfil e os hábitos de comercialização dos estabelecimentos, as características e atributos desejáveis no pescado, tendo em vista determinar quais os prováveis fatores que afetam a decisão de compra do pescado na Região.De acordo com os resultados, as peixarias estão em atividade no mercado por aproximadamente 15 anos, sendo a maioria de pequeno porte, administrada por membros da família sem a contratação de pessoal fixo. O 52,4% dos entrevistados comentaram que não priorizam a origem do pescado desde que tenha qualidade e seja competitivo no preço. Um exemplo dos peixes destacados na pesquisa foi o robalo, em função da oferta e da pescaria esportiva da região. Os resultados indicam que existe espaço para a comercialização de peixes oriundos da aquicultura e que sua falta em parte se deve a problemas de fornecimento.-
Formato: dc.format38f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPeixe - Comercialização-
Palavras-chave: dc.subjectAquicultura - Pesquisa - Indicadores-
Título: dc.titleComercialização de pescado no litoral paranaense : análise descritiva no mercado de Oreochromis niloticus, Rachycentron canadus e Centropomusundecimalis-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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