
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lana, Paulo da Cunha, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
| Autor(es): dc.creator | Costelini, Bruno Gabriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57163 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57163 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Paulo da Cunha Lana | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Oceanografia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Entre 1871 e 1872 o Professor Louis Agassiz, então um dos mais célebres naturalistas trabalhando nos Estados Unidos, liderou uma expedição oceanográfica de dragagem submarina a bordo da embarcação Hassler, da U.S. Coast Survey, circum-navegando a América do Sul em busca de evidências que comprovassem suas convicções criacionistas. Embora considerada em geral um fracasso técnico, pode-se dizer que a expedição representou um passo importante no desenvolvimento de técnicas de dragagem e sondagem, além de ter obtido uma grande quantidade de espécimes para o Museu de Zoologia Comparada de Harvard. Com o propósito de reavaliar o legado da expedição e seu lugar na História precisamos estabelecer sua narrativa. Para tanto, buscamos uma série de fontes primárias que inclui diários, correspondência e registros públicos deixados pelos membros do grupo, que incluía, além de Agassiz, sua esposa Elizabeth Agassiz, Dr. Thomas Hill e o jovem artista James Henry Blake, responsável também pelas ilustrações de espécimes coletados. Todos esses documentos ajudam a contar a história do cruzeiro. Ao analisar, por fim, os resultados científicos publicados a partir do retorno da embarcação, procuramos posicionar a Hassler no contexto das grandes expedições científicas do século XIX, dimensionando sua contribuição para desenvolvimento da Oceanografia e demais Ciências Marinhas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oceanografia - História | - |
| Título: dc.title | No fundo, no fundo tudo é História : a expedição Hassler (1871-1872). | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: