Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berlatto, Fábia, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política | - |
Autor(es): dc.creator | Fiori, Caroline Aguida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57066 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profa. Dra. Fábia Berlatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Sociologia Política | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho analisa como as pessoas com deficiência foram socialmente apartadas pela legislação brasileira. O estigma é um conceito sociológico que explica mecanismos pelos quais pessoas são discriminadas socialmente. Essa monografia apresenta formas institucionalizadas de estigmatizacão, aquelas que se dão por meio da atividade legiferante do Congresso Nacional, cujas leis têm abrangência que superam os limites de outros entes políticos menores, como estados e municípios. O foco será dado às nomenclaturas, ou seja, às denominações empregadas nas leis quando estas são destinadas ao público com deficiência desde os anos 1960. Faz-se ainda uma sistematização das políticas públicas elaboradas, bem como se estão adequadas ao modelo social de deficiência, contraposto ao modelo médico. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estigmatização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Título: dc.title | A pessoa com deficiência na lei brasileira : estudo sobre estigmatização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: