Financiamento de campanha no Brasil : a proibição de doações empresariais a partir das eleições de 2016

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Autor(es): dc.contributorBolognesi, Bruno, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Amanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:45:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:45:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57063-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Bruno Bolognesi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como tema principal o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, um assunto de grande importância para compreender o funcionamento da democracia no país. Nas últimas décadas, um aspecto em especial tem despertado a atenção de estudiosos no tema: o financiamento empresarial e as consequências que isso gera no sistema eleitoral e político do país, com casos de corrupção e ocupação de cargos públicos sem critérios técnicos. Outra questão importante é a relação entre o financiamento eleitoral e o desempenho de candidatos, ou seja, em que medida o dinheiro pode influenciar o sucesso eleitoral? O dinheiro influencia da mesma maneira todas as candidaturas? Em setembro de 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela proibição de doações empresariais nas campanhas eleitorais, mudando profundamente o processo de financiamento da política no país. A decisão repercutiu muito rapidamente no meio político, que já tem buscado alternativas para cobrir os crescentes custos com as campanhas eleitorais, cada dia mais profissionalizadas. Palavras-chave: Financiamento eleitoral. Financiamento empresarial. Campanha eleitoral. Eleições.-
Formato: dc.format46 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCampanha eleitoral - Financiamento-
Palavras-chave: dc.subjectEleições - Brasil - Desempenho-
Título: dc.titleFinanciamento de campanha no Brasil : a proibição de doações empresariais a partir das eleições de 2016-
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