Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meucci, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Alexandre Jeronimo Correia, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:31:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:31:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57050 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57050 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Dra. Simone Meucci | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 11/05/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.217-231 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese discute ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil contemporâneo e é composta por dois níveis de análise: a) a compreensão dos fundamentos e efeitos de algumas políticas curriculares e institucionais relativas à disciplina e b) a reflexão sobre a experiência vivida enquanto professor da disciplina. Seu objetivo foi reconhecer os sentidos da sociologia em um contexto de embate político e moral no Brasil a partir, inclusive, das condições práticas de um cenário particular, vivenciado e refletido à "flor da pele". O trabalho de campo foi desenvolvido entre 2015 e 2016, em três escolas das cidades de Londrina-PR e de Curitiba-PR. Houve também trabalho de análise qualitativa das questões do ENEM de 2009 até 2015 e das matrizes curriculares estaduais. Os capítulos, em seu conjunto, compreendem deslocamentos entre os níveis de análise: desde o escrutínio do ENEM e de seus efeitos no debate social, à análise dos temas, conceitos e teorias presentes nos currículos de sociologia, passando também pela autorreflexão acerca das metodologias de pesquisa e de ensino de sociologia aplicadas nos contextos escolares, sem esquecer do delineamento das condições de interação socio-emocional no desenvolvimento do trabalho docente. Ao final, demonstramos que o estatuto do conteúdo disciplinar da Sociologia e as suas condições de ensino na escola estão relacionados à luta por reconhecimento e são expressivos das disputas vigentes no debate social brasileiro contemporâneo. Em síntese, em um contexto de mudanças sociais e ruptura política no Brasil e no mundo, realizamos uma análise da constituição da experiência de um professor de Sociologia e da experiência de estudantes instituindo, em conjunto, o espaço da escola para si. Palavras-Chave: Ensino De Sociologia. Sociologia Da Educação. Experiência Social. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis discusses Sociology in Basic Education in contemporary Brazil. It is composed of two levels of analysis: a) the understanding of the fundamentals and the effects of some curricular and institutional policies related to the discipline and b) the reflection about the lived experience as a teacher of that discipline. Its objective was to recognize the meanings of Sociology in a context of political and moral conflict in Brazil, starting from the practical conditions of a scenario, experienced and reflected 'à flor da pele' (on my own skin). The fieldwork took place between 2015 and 2016, in three schools in the town of Londrina-PR and Curitiba-PR city. There was a qualitative analysis of the national exam (ENEM) issues, from 2009 to 2015, and also an analysis of 19 Brazilian's States curriculum matrices. The chapters include shifts between different levels of analysis: 1) the scrutiny of the ENEM and its effects on the social debate; 2) the analysis of the themes, concepts and theories present in the Sociology curricula; 3) a self-reflection about the methodologies of research and teaching of Sociology in school contexts; 4) the conditions of socio-emotional interaction in the development of teaching work. In the end, it is demonstrated that the status of the disciplinary content of Sociology and its teaching conditions in the school are related to the struggle for recognition. This fact expresses the central disputes in the Brazilian current social debate. In summary, in a context of social change and political rupture in Brazil and in the world, it is analyzed the experience of a sociology teacher and his students, establishing together the space of the school for themselves. Key words: Teaching Sociology. Sociology of education. Social experience. | - |
Descrição: dc.description | Résumé: Cette thèse traite de l'enseignement de la sociologie dans l'éducation basique au Brésil contemporain et se compose de deux niveaux d'analyse: a) comprendre les fondements et les effets de certaines politiques scolaires et institutionnelles en ce qui concerne la discipline et b) la réflexion sur l'expérience en tant que discipline des enseignants . Leur objectif était de reconnaître la signification de la sociologie dans un contexte de lutte politique et morale au Brésil de même d'une des conditions pratiques de scénario particulier, expérimenté et reflète la " peau profonde ". Le travail de terrain a été développé entre 2015 et 2016 dans trois écoles des villes de Londrina-PR et de Curitiba-PR. Il y avait également une analyse qualitative des problèmes de l'examen national (ENEM) de 2009 à 2015 et des matrices des programmes de l'État. Les chapitres, dans son ensemble, comprennent des changements entre les niveaux d'analyse: de l'examen de ENEM et ses effets sur le débat social, l'analyse des enjeux, des concepts et des théories actuelles dans les programmes de sociologie, aussi à travers l'auto-réflexion sur les méthodologies la recherche et la sociologie de l'éducation appliquées en milieu scolaire, sans oublier la conception des conditions d'interaction socio-émotionnelle dans le développement de l'enseignement. Enfin, nous démontrons que le statut du contenu disciplinaire de la sociologie et de leurs conditions d'enseignement dans l'école sont liées à la lutte pour la reconnaissance et sont expressifs des litiges existants dans le débat social brésilien contemporain. En résumé, dans un contexte de changement social et de la rupture politique au Brésil et dans le monde, nous avons procédé à une analyse de la constitution de l'expérience d'un professeur de sociologie et de ses étudiants instituant ensemble l'espace scolaire pour eux-mêmes. Mots-clés: Enseignement de la Sociologie. Sociologie de l'éducation. L'expérience sociale. | - |
Formato: dc.format | 308 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia e educação | - |
Título: dc.title | Uma sociologia da experiência de ensino de sociologia : reflexões, práticas e histórias de vida | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: