Contribuções da psicomotricidade relacional no desenvolvimento motor de escolares de 6 e 7 Anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Wagner de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Karen Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:03:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:03:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57046-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Wagner de Campos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Psicomotricidade Relacional para o meio acadêmico através do trabalho desenvolvido em duas escolas de Curitiba, de março a dezembro de 2002. Sabendo que a aprendizagem somente pode acontecer de forma tranqüila se a criança estiver preparada e relativamente pronta (dentro de sua individualidade) para receber o conhecimento; e que as experiências motoras, cognitivas, sociais e afetivas da criança interferem significativamente em seu desenvolvimento, a Psicomotricidade Relacional através do ambiente que oferece a criança, favorece sua livre expressão; tornando possível que o Psicomotricista Relacional intervenha de diversas formas para contribuir no desenvolvimento e nas necessidades de cada criança. Foi utilizado o método descritivo da observação participativa para verificar a aplicabilidade e as contribuições desse novo método no desenvolvimento geral de crianças na faixa etária de 6 a 7 anos. Percebendo a necessidade e em alguns casos, a carência de experiências corporais, sociais, cognitivas e afetivas de algumas crianças; evidencio neste trabalho, o processo de todas com as quais trabalhei nesse ano e procuro demonstrar a aplicabilidade e algumas contribuições deste novo método. Muitas crianças puderam fortalecer sua identidade, potencializar sua criatividade, integrar-se melhor ao grupo que pertencem, expressar seus sentimentos, resgatar o desejo de "desejar aprender", entre outros aspectos que são expostos no desenrolar deste trabalho.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade motora em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do movimento-
Título: dc.titleContribuções da psicomotricidade relacional no desenvolvimento motor de escolares de 6 e 7 Anos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.