A cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rossano-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorToledo, Victor Machado de, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:45:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:45:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57029-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rossano Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.126-134-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como objetivo geral analisar o uso de um encaminhamento metodológico para o ensino e aprendizagem de conceitos Cartográficos. Objetiva-se apresentar contribuições práticas para trabalhar Cartografia nas aulas de Geografia, assim culminando na apresentação de uma proposta de utilização de recursos didáticos diferenciados, principalmente, com o uso de representações visuais, com a finalidade de trabalhar os conteúdos cartográficos, na tentativa de propiciar aos alunos uma aprendizagem consciente e crítica em relação ao espaço em que estão inseridos. Por meio da análise bibliográfica sobre o tema em questão e da aplicação de um encaminhamento metodológico, idealizado pelo pesquisador, para apreciação e discussão posterior, procurou-se investigar os avanços que o uso de diferentes estratégias didáticas poderá trazer ao ensino e aprendizagem de Cartografia escolar. Os principais teóricos foram Almeida (2006, 2011), Callai (2012), Fonseca (2013), Kenski (2015), Passini (2007), Santaella (2012). A pesquisa foi realizada em duas turmas da Educação Básica do 6° ano do Ensino Fundamental II, de um Colégio Estadual localizado no município de Curitiba - PR. Definiu-se a abordagem qualitativa para a pesquisa com método de investigação designada por observação participante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo, questionário pré e pós-teste, além da gravação de áudios e imagens da prática em questão. Os resultados indicaram que a leitura de imagens e o uso de tecnologias, apesar de ainda distantes da realidade das escolas públicas do país, precisam ser incluídos como elementos frequentes nas aulas de Cartografia, para que a realidade dos alunos se aproxime cada vez mais do que é estudado e trabalhado em sala de aula. Constatou-se ainda que o uso de diferentes estratégias didáticas, tais como utilização de recursos visuais, contribui para o ensino e a aprendizagem enriquecedora e que possibilitou, na prática, a melhora nos conceitos Cartográficos dos alunos. Palavras-chave: Encaminhamento metodológico. Ensino e aprendizagem. Cartografia escolar. Representações visuais. Educação Básica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation aims to analyze the use of a methodological approach for Cartographic concepts teaching and learning. More specifically, it aims to present practical contributions of working with Cartography in Geography classes, so culminating in the presentation of a proposal to use differentiated didactic resources, mainly with visual representations use, with the purpose to work Cartographic contents to provide students a conscious and critical learning regarding the space in which they are inserted. Through literature review about the topic discussed and the application of a methodological route, idealized by the researcher, subject to further appreciation and discussion, investigation about the advances that the use of different didactic strategies may bring to Cartography teaching and learning was conducted. The main theorists were Almeida (2006, 2011), Callai (2012), Fonseca (2013), Kenski (2015), Passini (2007), Santaella (2012). The research was carried out in two classes of the 6th year of Elementary School II of a State Basic Education school located in the city of Curitiba - PR. The qualitative approach was defined as a research method called participant observation. The field diary, pre and post-test questionnaire, as well as audio recording and images of the practice observed were used as data collection instruments. The results indicated that images reading and technologies use, although still distant from the country public schools reality, have to be included as frequent elements in Cartography classes, so that students reality is nearer of what is studied and worked in the classroom. It was also observed that different didactic strategies use, such as the use of visual aids, contribute to teaching and learning enrichment and enable in practice an improvement of students Cartographic concepts. Keywords: Methodological route. Teaching and learning. School cartography. Visual representations. Basic education.-
Formato: dc.format142 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA cartografia escolar e os desafios de práticas pedagógicas transformadoras no ensino da geografia-
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