Educação em tempo integral na perspectiva dos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBranco, Veronica, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLoureiro, Regiane Laura, 1970--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:09:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:09:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57011-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Verônica Branco-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.188-198-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa qualitativa exploratória objetivou investigar a perspectiva dos estudantes sobre os tempos, os espaços, as oficinas e as atividades desenvolvidas nas escolas que ofertam educação em tempo Integral na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). A proposta ouviu quarenta estudantes do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, que frequentam o contraturno, organizados em grupos de oito a dez participantes, em rodas de conversa. Foi indagado a perspectiva deles sobre o tempo que permaneciam na instituição escolar, quais e como eram utilizados os espaços para aprendizagem, que atividades eram desenvolvidas nesses espaços e os materiais que tinham disponíveis para as Práticas Educativas nas oficinas. O referencial teórico fundamenta-se sobre os documentos oficiais do Programa Mais Educação (PME) e da RME, bem como os estudos de Coelho (2009, 2012, 2014), Moll (2008, 2009, 2012) e Branco (2009, 2012). Foram consideradas também as produções científicas cadastradas nas Bases de dados: Scielo, CAPES e Google Acadêmico no período de 2006 a 2017. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) e as transcrições das rodas de conversa, que tiveram a duração de quarenta minutos a uma hora e meia. As atividades de coleta foram filmadas. Para análise dos dados foi utilizada Bardin (2011). Verificou-se que o que consta nos PPPs, sobre a participação dos estudantes, não foi confirmado por eles, pois a escola permanece tradicional, com os tempos fragmentados em turno e em contraturno, com acesso restrito à sala de aula, sem acesso à materiais de aprendizagem diversificados, bem como não se utilizam dos recursos da comunidade, como sugere o PME. Da mesma forma não se constatou a participação das famílias no cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação em Tempo Integral. Participação dos estudantes na gestão escolar. Participação das famílias na gestão escolar. Projeto Político Pedagógico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This exploratory qualitative study aimed to investigate students' perspectives on the times, spaces, workshops and activities carried out in the schools that offer full-time education in the Municipal Education Network of Curitiba (Rede Municipal de Educação). The study interviewed forty students from the third to fifth grades of elementary school who attend the second shift, organized in groups of eight to ten participants, in talking circles. They were asked about their time in school, what the learning spaces were used for, what activities were developed in those spaces, and the materials they had available for the Educational Practices in the workshops. The theoretical framework is based on the official documents of the Programa Mais Educação (More Education Program) and of the Municipal Education Network (Rede Municipal de Ensino), as well as the studies of Coelho (2009, 2012, 2014), Moll (2009, 2009, 2012) and Branco (2009, 2012). Also included were the scientific productions registered in the Databases: Scielo, CAPES and Google Acadêmico from 2006 to 2017. The Political-Pedagogical Projects and the transcripts of the talking circles, which lasted from forty minutes to an hour and a half, were used as data collection instruments. The data collection activities were filmed. For data analysis, Bardin (2011) was used. It was ve- rified that what is stated in the Political- Pedagogical Projects on student participation was not confirmed by the data, since the school remains traditional, with the times divided in shifts, with restricted access to the classroom during the second shift and without access to learning materials and community resources, as suggested by the More Education Program. Likewise, the participation of families in school's daily life was not verified. Keywords: Full-time Education. Participation of students in school management. Participation of families in school management. Political-Pedagogical Projects.-
Formato: dc.format202 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao integral - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação em tempo integral na perspectiva dos estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba-
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