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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Knabem, Andréa, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Thais Guedes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/57000 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57000 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Andréa Knabem | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 19/06/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem por finalidade dar voz ao egresso do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, analisando as respostas dos egressos ao questionário aplicado na pesquisa "Por Onde Anda: Apontamentos sobre os Caminhos após a Conclusão do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação da UFPR-Litoral", fazendo uma reflexão a partir das respostas dos egressos que descreveram suas trajetórias no início da carreira profissional. Para compreensão dos dados analisados neste estudo traz-se uma reflexão sobre os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do litoral do Estado do Paraná e algumas observações sobre o Processo Seletivo Simplificado, um dos principais instrumentos utilizados pela Secretaria de Estado da Educação para a contratação de professores em regime especial. Por fim, reflexões sobre situações encontradas no início da carreira, os caminhos seguidos para a inserção profissional em um mercado de trabalho com poucas oportunidades e as perspectivas dos egressos da amostra analisada. Palavras-chave: egressos; professor iniciante; dificuldades de inserção. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Título: dc.title | No caminho de ser professor : vozes de quatro egressos do curso de licenciatura em linguagem e comunicação da UFPR-Litoral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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