No caminho de ser professor : vozes de quatro egressos do curso de licenciatura em linguagem e comunicação da UFPR-Litoral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnabem, Andréa, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Thais Guedes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/57000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/57000-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Andréa Knabem-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 19/06/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem por finalidade dar voz ao egresso do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, analisando as respostas dos egressos ao questionário aplicado na pesquisa "Por Onde Anda: Apontamentos sobre os Caminhos após a Conclusão do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação da UFPR-Litoral", fazendo uma reflexão a partir das respostas dos egressos que descreveram suas trajetórias no início da carreira profissional. Para compreensão dos dados analisados neste estudo traz-se uma reflexão sobre os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do litoral do Estado do Paraná e algumas observações sobre o Processo Seletivo Simplificado, um dos principais instrumentos utilizados pela Secretaria de Estado da Educação para a contratação de professores em regime especial. Por fim, reflexões sobre situações encontradas no início da carreira, os caminhos seguidos para a inserção profissional em um mercado de trabalho com poucas oportunidades e as perspectivas dos egressos da amostra analisada. Palavras-chave: egressos; professor iniciante; dificuldades de inserção.-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Título: dc.titleNo caminho de ser professor : vozes de quatro egressos do curso de licenciatura em linguagem e comunicação da UFPR-Litoral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.