
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Rondinelly Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Rogério da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56997 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56997 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 30-32 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma proposta de abordagem do tema da finitude humana no Ensino Médio, na disciplina de filosofia. Pressupomos que os jovens não tem se dado conta da própria finitude, vivendo, por isso, uma vida desregrada. Tanto teístas quanto ateístas, ante a finitude, possuem semelhanças em alguns conceitos no que tange a consciência da realidade mortal, ambos os grupos procuram viver uma vida virtuosa. Por causa da procura de viver prazeres intensos, muitos jovens buscam alento nos vícios e quando não o encontram se deparam com angústia e desespero, o que, em casos extremos, tem levado ao suicídio. Sugerimos que inserir uma reflexão filosófica a respeito do tema finitude pode transformar o discente em sua relação consigo mesmo e com o mundo, como cidadão ético e autêntico. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (32 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Finitude humana como tema na disciplina de filosofia no ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: