A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFalkenbach, Tiago Fonseca, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMartinatto, Reginaldo da Silva, 1979--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56994-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº Tiago Falkenbach-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 28-30-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de aula de filosofia que utilize o histórico sociocultural que os alunos trazem para dentro da sala de aula, tendo uma expectativa de que estas experiências possam ser um elemento que agregue no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo estruturante de ética. O referencial teórico que vai ser utilizado na construção da proposta de aula de ética, é o de Hans Jonas, filósofo alemão, que percebeu na ética tradicional uma incapacidade de tratar de questões além da relação entre os homens, pois para Jonas a ética tradicional não considerava a biosfera em sua análise, enfatizando então a necessidade de uma nova forma de se pensar a ética, uma ética fundamentada na responsabilidade, responsabilidade para com todo o planeta, bem como, para com as gerações futuras.-
Formato: dc.format1 arquivo (30 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica e sociedade-
Título: dc.titleA heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.