Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Falkenbach, Tiago Fonseca, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Martinatto, Reginaldo da Silva, 1979- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56994 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56994 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Drº Tiago Falkenbach | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 28-30 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de aula de filosofia que utilize o histórico sociocultural que os alunos trazem para dentro da sala de aula, tendo uma expectativa de que estas experiências possam ser um elemento que agregue no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo estruturante de ética. O referencial teórico que vai ser utilizado na construção da proposta de aula de ética, é o de Hans Jonas, filósofo alemão, que percebeu na ética tradicional uma incapacidade de tratar de questões além da relação entre os homens, pois para Jonas a ética tradicional não considerava a biosfera em sua análise, enfatizando então a necessidade de uma nova forma de se pensar a ética, uma ética fundamentada na responsabilidade, responsabilidade para com todo o planeta, bem como, para com as gerações futuras. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética e sociedade | - |
Título: dc.title | A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: