Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56990 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Msc. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados para ambiente industrial e tecnológico e o ensino da filosofia não é contemplado nos projetos políticos pedagógico, planos de ensino, currículos, diretrizes e manuais dos cursos técnicos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação do Paraná. A filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio a partir da promulgação da lei 11.684/2008. Segundo Brasil (2008, p.1) a Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, na qual a educação profissional faz parte. Com a promulgação do PNE - Plano Nacional de Educação (2014) foram definidas 20 metas que determinam diretrizes, metas, ações e estratégias para a melhoria da educação básica. Na meta 11 ficou estabelecido que as matrículas para educação Profissional técnica, serão triplicadas na década de 20 do século XXI, saindo de 1.775.324 em 2016 para 5.224.584 milhões de matrículas até 2024. Diante desse cenário de ampliação das matriculas na educação profissional, inúmeros serão os desafios para a formação de profissionais para o mundo do trabalho com consciência e percepção de problemas filosóficos, sociológicos e questões sociais da sua realidade. A compreensão dos cenários políticos, econômicos, sociais do mundo do trabalho serão alguns dos desafios educação profissional | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (42 p.) : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: